Início Destaques

Moda internacional regressa em força ao Porto

Depois de um interregno forçado devido à pandemia de Covid-19, o Concurso Europeu de Jovens Designers de Moda, os Prémios de Excelência Empresarial e a Conferência Internacional ModaPortugal estão de volta em dezembro para mais uma edição.

Edição 2019 - Manuel Carlos, Eduarda Abbondanza, Luís Figueiredo, Idaliina Friman e César Araújo

Promovido pelo CENIT – Centro de Inteligência Têxtil, em parceria com a ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção, o evento ModaPortugal volta a colocar a cidade do Porto, e Portugal, no epicentro da moda internacional.

Os holofotes vão voltar-se para a Invicta a 2 de dezembro, dia em que se realizará a final da 7.ª edição do Concurso Europeu de Jovens Designers de Moda, com 20 promissores talentos de reputadas escolas de moda de seis países europeus a disputarem o pódio perante um júri internacional.

Jenny Hytönen, Juha Vehmaanperä e Sini Saavala (da Universidade Aalto, da Finlândia), Albane de Saint Laurent, Jisoo Baik e Mathieu Goosse (do Institut Français de la Mode, de França), Alessia Dovero, Paulo Soares e Jianqing Zhao (da Polimoda, de Itália), Claire Lefebvre, Manser Morris e Tara Mabiala (da Head Genève, na Suíça), Chen Cheng Yong, Fionn Lucaya e Jessica Zhou (da London College of Fashion, do Reino Unido), e Marta Costa (ESAD), Nuno Braz Oliveira (Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa) e Tiago Bessa (Modatex Porto), de Portugal, irão mostrar o seu trabalho num desfile, a seguir ao qual se ficarão a conhecer os vencedores.

Nos dias antes, contudo, estes jovens designers terão a oportunidade de conhecer o que de melhor se faz na indústria têxtil e vestuário, com um programa de visitas que inclui a Pedrosa & Rodrigues, a RDD, a Riopele e a unidade de reciclagem Valérius 360º.

Empresas distinguidas

Além de premiar os novos talentos europeus, o ModaPortugal irá igualmente distinguir as empresas nacionais que se destacaram no desenvolvimento do sector do vestuário, confeção e moda em Portugal, sendo que nesta edição, os Prémios de Excelência Empresarial 2021 – já na sua quarta edição – serão atribuídos nas categorias E-commerce, Exportação, Indústria 4.0, Investimento, Sustentabilidade e Volume de Negócios.

Edição 2021

Em 2019, os vencedores foram a Sourcetextile (Economia Circular), a Pedrosa & Rodrigues (Eficiência Energética), Impetus (Maior Investimento), Polopiqué (Maior Crescimento em Valor das Exportações) e Decenio (Marca).

Durante a tarde do dia 2 de dezembro, no Salão Nobre da Alfândega do Porto, terá ainda lugar a Conferência Internacional ModaPortugal onde se debaterá temas como as novas tendências do ensino da moda, empreendedorismo e inovação, bem como a regeneração dos centros urbanos de moda.

Este fórum contará com as intervenções de oradores internacionais de organizações como o ISEM MadridCalifornia College of the ArtsPolitecnico di MilanoSwedish School of Textiles e o London College of Fashion.