Início Notícias Moda

Moda portuguesa debate futuro amanhã

A fileira da moda nacional vai reunir-se numa conferência online no dia 14 de maio, pelas 15h30, para discutir soluções de adaptação do sector face ao período de incerteza criado pelo novo coronavírus.

O cenário de mudança é um dos grandes desafios da indústria de moda portuguesa que, indubitavelmente, vê as dinâmicas de mercado com volatilidade. Tendo em conta o impacto do estado de emergência, que ao encerrar fronteiras fechou portas a negociações que condicionaram o futuro do consumo, tornou-se imperativo redefinir as estratégias em toda a cadeia de valor.

Com este objetivo em mente, a fileira da moda vai reunir-se amanhã, dia 14 de maio, pelas 15h30, para encontrar soluções e formas de adaptação ao novo contexto definido pelo Covid-19, que ao chegar sem aviso prévio causou o encerramento de várias lojas e desfiles.

A conferência com o tema “Moda Nacional: Imunidade Coletiva” vai decorrer através da plataforma digital Zoom, num webinar que vai juntar nomes como Nuno Marinho, presidente da AORP, César Araújo, presidente da ANIVEC, Luís Onofre, presidente da APICCAPS, Eduarda Abbondanza, presidente da ModaLisboa e Mónica Neto, project leader do Portugal Fashion.

«O debate tem como mote este conceito de “Imunidade Coletiva”, porque sentimos que a recuperação económica passará invariavelmente pela criação de redes coletivas de suporte entre empresas e entre sectores, seja a nível de partilha de informação, de serviços ou plataformas de promoção. Como uma espécie de ecossistema em que as forças se unem para gerar equilíbrio. Quanto mais denso e coeso, mais forte e imune», explica, em comunicado, Nuno Marinho, presidente da AORP, entidade responsável pela iniciativa da conferência, que integra um calendário de webinars com o objetivo de «orientar, aconselhar e partilhar boas práticas, em termos considerados estratégicos para a rápida recuperação das empresas face à situação da Covid-19, através da presença de especialistas convidados».

A moderação do webinar será feita por Fátima Santos, secretária-geral da AORP. No final da interação, haverá ainda espaço para colocar questões, que serão respondidas pelos especialistas do sector.

O evento online é de acesso gratuito e incorpora um conjunto de soluções que têm vindo a ser trabalhadas pela AORP no âmbito do programa “Ligados no problema, ligados na solução”, que pretende impulsionar a «definição de estratégias de combate para o sector a sua promoção coletiva».

Para participar no debate “Moda Nacional: Imunidade Coletiva” e conhecer a opinião dos especialistas deve ser feita uma inscrição prévia aqui.