![Milão_15janeiro2021_ David Catálan e Miguel Vieira (Semana de Moda Masculina de Milão - setembro 2020)[©PortugalFashion] (2)](https://www.portugaltextil.com/wp-content/uploads/2021/01/Milão_15janeiro2021_-David-Catálan-e-Miguel-Vieira-Semana-de-Moda-Masculina-de-Milão-setembro-2020©PortugalFashion-2-640x480.jpg)
A apresentação marca o arranque do Portugal Fashion nos mercados internacionais, com David Catálan a mostrar a sua coleção às 10 horas e Miguel Vieira às 14 horas (hora portuguesa).
«Atravessamos tempos difíceis, há um novo confinamento, e teremos sempre de fazer uma adaptação às contingências de cada momento, nunca esquecendo que este é um sector de atividade que junta criatividade e negócio, e que necessita, como nunca, que todos os esforços sejam feitos para que se mantenha ativo o seu circuito profissional de atividade», afirma, em comunicado, Mónica Neto, diretora do Portugal Fashion. Como tal, explica, é importante «que a moda portuguesa continue a atravessar fronteiras com o mesmo empenho e dedicação, promovendo o que de melhor se faz no nosso país».
David Catálan foi beber inspiração à essência da sua marca para criar as suas propostas para o outono-inverno 2021/2022. «A coleção é desenvolvida em função das necessidades do workwear misturadas com o guarda-roupa clássico, sendo os fatos monocromáticos um elemento central na escolha das peças-chave, usando uma paleta de cores que enfatiza uma estética neutra, de cores densas ou leves tie-dyes», indica o Portugal Fashion.
O resultado é uma coleção «jovem, irreverente e adaptável às novas formas de consumo», que recorre a «materiais inovadores» e se caracteriza pela textura de veludo das peças.
A história de Miguel Vieira
Miguel Vieira integra, desde 2019, o calendário oficial de moda masculina em Milão. Para a próxima estação fria, o designer decidiu «contar uma história» de «pessoas que têm confiança na sua aparência e entendem a roupa que usam como uma extensão delas mesmas», adianta o comunicado do Portugal Fashion. As propostas contrastam silhuetas esguias e geométricas com as silhuetas clássicas, de linhas puras e estilizadas, com Miguel Vieira a usar matérias-primas como lã, caxemira, alpaca e lurex e tonalidades como o azul medieval, verde inverno e preto caviar para «libertar as pessoas do estigma social que diz ser preciso vestirmo-nos de acordo com um género».
A Semana de Moda Masculina de Milão começa hoje, com a apresentação da Ermenegildo Zegna, e termina na terça-feira, 19 de janeiro, com a marca Dima Leu. Pelo meio serão reveladas as coleções para o outono-inverno 2021/2022 de Iceberg, Prada e Tod’s, estando ainda agendados desfiles físicos da Fendi, da Etro e da Kway.