Início Arquivo

Moda solar

A TEC (Technology Enabled Clothing) associou-se com a canadiana ICP Solar Technologies para desenvolver blusões alimentados a partir da luz solar. Estes blusões foram desenhados de forma a permitir ao seu portador transportar, ligar e carregar os seus aparelhos digitais portáveis.

 

Os protótipos foram já expostos no certame internacional CES, que decorreu em Las Vegas em Janeiro de 2004.

 

A ICEP integrou tecnologias fotovoltaicas (CIGS) em três blusões da TEC e pré-instalou de forma estratégica painéis CIGS, que fornecem energia solar a aparelhos individuais para carregamento ou consumo imediato.

 

«Os protótipos mostram claramente o potencial comercial da tecnologia solar flexível da ICP no universo do vestuário inteligente», declara Sass M. Peress, presidente e director-geral da ICP Solar Technologies. A tecnologia solar CIGS da ICP é uma solução individual em energia solar altamente eficiente e ultraleve com provas dadas em múltiplas e variadas aplicações, desde a marinha aos ambientes do deserto. Trata-se de uma tecnologia solar auto-reparadora e extremamente durável, idealmente adaptada a aplicações móveis, que pode ser combinada com sistemas de controlo integrados e de carregamento/bateria opcionais.

A TEC, uma subsidiária da ScotteVest, detém os direitos de propriedade intelectual, associados à integração de fios eléctricos em vestuário mediante uma série de eléctrodos internos ocultos, designados como PAN (Personal Area Network). Além da incorporação de painéis solares nos seus produtos, a TEC espera ajudar a ICP a transferir a tecnologia solar para outros artigos de vestuário exterior graças à sua patente PAN.