Início Notícias Moda

ModaLisboa: 25 anos juntos

De 6 a 9 de outubro, a ModaLisboa junta-se para celebrar 25 anos. Conduzida pelo leitmotiv “Together”, a edição comemorativa dispersa-se pelo Pátio da Galé e pela Praça do Município, questionando se a moda pode mudar o mundo e delegando as honras de abertura de passerelle aos mais novos.

«Aos 25 anos, estamos juntos e vamos continuar a trabalhar em defesa dos nossos valores. Porque ModaLisboa Together somos todos juntos e nenhum só», afirma a organização em comunicado sobre o mote da edição.

Num alinhamento que inclui emergentes e consagrados da fileira moda em Portugal, as bodas de prata do evento têm o primeiro brinde com a já reputada iniciativa Fast Talks. Há também uma pop-up de portas abertas para dar a conhecer marcas nacionais emergentes na Wonder Room e novidades prontas a desfilar na passerelle de Ricardo Preto.

Poderá a moda mudar o mundo?
Nesta edição, as Fast Talks debatem o papel da moda na atualidade, pretendendo responder à pergunta “How Can Fashion Change The World?”.
A questão agregadora convida a uma «reflexão sobre as mudanças constantes da moda, uma troca de ideias entre designers, comunicadores e todos os agentes envolvidos na indústria e criação de moda», explica a organização.
O debate com entrada livre nos Paços do Concelho, pelas 18h00 do dia 6, quinta-feira, será moderado pela criativa Joana Barrios e conta com a participação de Anna Lottersberger, Head of Fashion Cluster na escola de moda e design italiana Domus Academy; Kino Fox, diretora de comunicação e empresária e Priscila Alexandre, designer de moda portuguesa, atualmente a trabalhar na Hermès.

20 marcas na Wonder Room

De 7 a 9 de outubro, na Praça do Município, a Wonder Room (com entrada livre) será a pop-up store de excelência da ModaLisboa Together.

São mais de 20 marcas nacionais emergentes a apresentar as suas propostas na Lisboa Fashion Week, em áreas como o vestuário e a joalharia, o calçado e os acessórios, o swimwear e o eyewear, a perfumaria e a papelaria.

Veja aqui a lista completa de marcas presentes na Wonder Room, bem como o horário de funcionamento da pop-up store.

Sangue novo inaugura passerelle

A passerelle da ModaLisboa “Together” é estreada no dia 7 de outubro, sexta-feira, com as coleções Sangue Novo, no Pátio da Galé, pelas 18h00.

Selecionados por um júri que inclui os nomes de Eduarda Abbondanza (presidente da ModaLisboa), do designer Ricardo Preto e de Sofia Lucas (diretora de novos projetos da revista GQ), os designers Carolina Machado, Cátia Moreira, Daniela Ciolan, Duarte, Inês Silva, João Barriga, João Oliveira; M Hka, Micaela Sapinho e Sofiya Malichenko apresentam as suas coleções na plataforma de talento emergente.

No âmbito da parceria entre a ModaLisboa e o festival de moda holandês FashionClash, Hermione Flynn é a designer convidada do Sangue Novo.

À semelhança das edições anteriores será atribuído um prémio à melhor coleção: um Master Level Certificate na área da moda, um workshop de oito semanas em Milão, oferecido pela Domus Academy, e uma bolsa de estudo no valor de 5.000 euros, atribuída pela Vulcano, patrocinadora oficial da ModaLisboa.

Um dos designers será convidado pelo FashionClash a representar Portugal na próxima edição do evento, a decorrer em Maastricht em junho de 2017.

Ainda na sexta-feira, desfilam pela plataforma LAB Catarina Oliveira (20h30) e Morecco (21h30), no n.º31 da Praça do Município.

Nuno Gama e Ricardo Preto com novidades

Já a 8 de outubro, a LAB introduz as coleções de David Ferreira (16h30) e Awaytomars (17h30), num dia que reserva também tempo e espaço para os desfiles de Valentim Quaresma (18h30), Cia Marítima (19h30), Christophe Sauvat (20h30) e Saymyname (21h30). O desfile de Dino Alves, no Pátio da Galé, pelas 23h00, encerra o segundo dia de desfiles.

Domingo, dia 9 de outubro, Olga Noronha abre a plataforma LAB às 14h30, que recebe depois a coleção de Patrick de Pádua às 15h30. Filipe Faísca mostra as propostas para a primavera-verão 2017 pelas 16h30, no Pátio da Galé e Ricardo Andrez, Nadir Tati e Kolovrat continuam o alinhamento do último dia da ModaLisboa “Together”.

Como destaque da edição, Nuno Gama, em ano de celebração dos 30 anos da marca, desfila no Pavilhão das Galeotas do Museu da Marinha, em Belém, dia 8 de outubro, pelas 14h30.

Já Ricardo Preto apresenta, nesta edição da ModaLisboa, duas coleções: homem no dia 7, pelas 22h30 no Pátio da Galé, e mulher no dia 9, às 12h30, no Showroom Maserati, na Rua Nova de São Mamede.

Cabe a Luís Carvalho a honra de fechar o calendário de “Together”, com o último desfile da edição primavera-verão 2017, pelas 20h30.

O calendário completo de desfiles pode ser consultado no website da ModaLisboa, aqui.