Início Notícias Moda

ModaLisboa adiada para abril

Cumprindo as indicações da Direção-Geral de Saúde, a ModaLisboa adiou a próxima edição, agendada para 10 a 14 de março, para o próximo mês. Mantendo o formato digital, e num cenário em que a disseminação de Covid-19 se mantenha reduzida, as novas coleções serão apresentadas de 15 a 18 de abril.

[©ModaLisboa]

Em comunicado, a organização, a cargo da Associação ModaLisboa, explica que «tendo em conta a atual conjuntura de pandemia e de Estado de Emergência que abrange as datas de filmagens e transmissão iniciais (de 10 a 14 de março), a Associação ModaLisboa seguirá as instruções de adiamento por parte das entidades nacionais e locais de saúde pública», assumindo, contudo, que «estas novas datas, anunciadas hoje, podem sofrer alteração se o risco de disseminação da Covid-19 se mantiver elevado».

A organização, presidida por Eduarda Abbondanza, sublinha que «com este compromisso de adiamento, a ModaLisboa quer assegurar a segurança individual e coletiva de todos os envolvidos na Semana de Moda, bem como continuar a garantir a comunicação de todos os Designers que trabalharam arduamente nas coleções a apresentar».

Embora seja a primeira vez que a ModaLisboa «falha o calendário internacional de apresentações» em 30 anos, «o dever cívico impõe-se», até porque, sublinha, «respeitar todas as medidas de segurança, reforçá-las e redobrá-las sempre foi a única forma de erguer a Lisboa Fashion Week que, sendo um evento coorganizado pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Associação ModaLisboa, tem a obrigação de se reger pelos mais altos padrões da Comunidade».

Comunidade é, de resto, o mote para esta edição, que, mesmo com novas datas, se irá realizar nos moldes já previstos, isto é, em formato totalmente digital, com a emissão online de apresentações, entrevistas e diferentes conteúdos sobre os designers e respetivas coleções, mas também sobre a indústria de moda nacional. Uma programação pensada «para o seu público que, estação após estação, apoia a moda, a arte e a cultura. Agora, esse público é mais importante que nunca», resume a ModaLisboa.

Na lista de designers que fazem parte desta edição estão nomes como Aleksandar Protic, Awaytomars, Carlos Gil, Gonçalo Peixoto, Luís Carvalho, Nuno Baltazar, Ricardo Andrez, Ricardo Preto e Valentim Quaresma, assim como diversos outros, num total de 25, integrados nas plataformas Sangue Novo, Lab e Workstation.