Início Notícias Moda

ModaLisboa faz parceria na sustentabilidade

São cinco as primeiras marcas de autor a beneficiar da parceria da ModaLisboa com a Idee Brand Platform e a sua Sustainable Brand Platform, que ajuda as marcas a avaliar a performance sustentável com recurso a tecnologia blockchain. A Duarte é uma delas e conseguiu posicionar-se entre as melhores.

Duarte [© ModaLisboa/Ugo Camera]

A Sustainable Brand Platform, criada pela Idee Brand Platform, tem como objetivo criar uma comunidade online de marcas e fornecedores sustentáveis e ser uma ferramenta para «mudar o mundo da moda, avaliando os compromissos das marcas para os desafios ecológicos e sociais», explica no seu website.

A plataforma determina o compromisso e resultados de cada marca em termos de sustentabilidade e responsabilidade social, examinando todas as fases da cadeia de valor a partir de um algoritmo próprio. «A classificação é baseada em certificações de terceiros e informação registada em blockchain detida pela Idee Brand Platform para garantir a rastreabilidade e transparência das avaliações de sustentabilidade», indica a Sustainable Brand Platform.

Eduarda Abbondanza [© ModaLisboa]
As avaliações são feitas com base em questões sociais e ambientais, mas também tendo em conta o envolvimento das marcas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas e também as metas traçadas para o futuro.

«Esta é uma parceria estratégica para a ModaLisboa, porque não só reforça a nossa capacidade de enfrentar os desafios que se avizinham, mas dá aos nossos designers, que há vários anos trabalham sob as melhores práticas sustentáveis, um selo oficial de aprovação», afirma Eduarda Abbondanza, fundadora e presidente da ModaLisboa.

Duarte entre as melhores

Awaytomars, Béhen, Constança Entrudo, Duarte e Kolovrat são as marcas de autor da ModaLisboa que inauguram esta parceria, anuncia a ModaLisboa, com a Duarte a ter já a avaliação disponível na Sustainable Brand Platform.

A marca da designer Ana Duarte, que se estreou em 2015 no Sangue Novo da ModaLisboa, tem uma avaliação de 5 em 6 pontos possíveis – a classificação mais alta atribuída até agora às marcas presentes na plataforma. A avaliação da Duarte foi conseguida graças a uma produção, tanto das matérias-primas como da confeção, realizada sobretudo em Portugal (95%), a diferentes certificações e aos objetivos delineados para o futuro, que inclui a utilização de mais tecidos reciclados e uma produção com zero resíduos. «A Duarte tem também uma forte relação com os seus produtores. A marca visitou a maior parte deles para avaliar as condições de trabalho e as melhorias que eles implementam em termos de qualidade das instalações e gestão de água», destaca a Sustainable Brand Platform.

Ana Duarte [© ModaLisboa/Ugo Camera]
«Numa indústria tão complexa, é importante separar aqueles que estão a reenquadrar completamente a sua linha de trabalho, os seus valores e o seu compromisso para com a sua comunidade e o nosso planeta, do puro e simples greenwashing, e a Sustainable Brand Platform tem esse know-how. Estamos muito entusiasmados com esta parceria, que irá alargar a exposição internacional dos nossos designers e mostrar à indústria de moda que os criadores independentes em Portugal estão a trabalhar todos os dias para ter um impacto positivo», assegura Eduarda Abbondanza.

Alex Albini, CEO da IDEE Brand Platform, reconhece ter «muito orgulho em unir forças com a ModaLisboa para apoiar designers emergentes a fortalecer a sustentabilidade das suas coleções», admitindo que «a parceria com a ModaLisboa é uma oportunidade fantástica para selecionar e promover marcas com intrínsecas características de design, pautadas por princípios éticos e sustentáveis. É também uma colaboração importante para criar uma ponte entre Milão e Lisboa, ampliando o conhecimento dos designers portugueses através da nossa comunidade de buyers e profissionais».