Início Notícias Têxtil

ModaPortugal ao ataque

Vestuário, calçado e ourivesaria uniram-se na promoção da moda criada em Portugal, numa iniciativa do CENIT que invadiu três cidades de relevo no panorama mundial. Cinquenta marcas e empresas nacionais fizeram, em menos de uma semana, um périplo por Londres, Florença e Paris.

Quatro dias, meia centena de participantes e três capitais internacionais fazem parte do balanço das mais recentes iniciativas da estratégia ModaPortugal, promovida pelo CENIT – Centro de Inteligência Têxtil, que juntou diferentes sectores para mostrar o que de lhe melhor se cria em Portugal.

Na edição de julho-agosto do Jornal Têxtil fazemos o resumo da presença nacional nos Professional Clothing Awards, incluindo a exposição com produtos desenvolvidos por 16 empresas têxteis, de vestuário e calçado – Axfilia, Calvelex, Damel, HR Proteção, J. Reinaldo, Last Sole, Latino, Lavoro, Marfel, Riopele, Sky Pro, Toworkfor, Trot & Trotinete, Twintex, Vandoma e Wock, assim como do sucesso da mostra Kids ModaPortugal na Pitti Bimbo, que contou com o envolvimento de sete marcas de moda infantil: Azul Inglês, Coobie, Coth, Maria Bianca, Miel à Moi, Miguel Vieira Júnior e Risca de Giz.

Conheça ainda a mostra coletiva que tomou Paris de assalto e que reuniu, num mesmo espaço – em pleno bairro do Marais –, vestuário, calçado, ourivesaria e lifestyle. Uma mostra que serviu também para Ricardo Andrez, Luís Carvalho, Ricardo Preto e Nuno Gama desvendarem, em primeira mão, as suas propostas masculinas para a primavera-verão do próximo ano.

Com as férias ainda a decorrer para muitos, aproveite o tempo para conhecer mais profundamente a Sampedro, uma empresa que faz parte do imaginário coletivo português. A especialista em têxteis-lar celebra 100 anos em 2021, mas continua a escrever o seu futuro “por linhas direitas”. O Jornal Têxtil falou com a família que gere o negócio (que está já na quarta geração) para dar conta dos marcos nesta história incontornável na indústria nacional, assim como com o recém-empossado presidente da Sampedro, Simão Gomes, que revela a estratégia para preparar a empresa para mais um século de história.

Quem também está a dar passos de gigante em direção ao futuro é a ERT, com o investimento na mobilidade a dar frutos, assim como a Penteadora, cuja aposta na diferenciação tem garantido o crescimento.

Fique ainda a par do crescimento da Carlom no automóvel, das novas valências da Orfama, das propostas de linho da Servifios, das ambições da Sweatrofa e das investidas internacionais da António Manuel de Sousa, da Hazo, da Joaps Malhas e da Lunartex.

E porque os mercados externos são incontornáveis para a indústria têxtil e vestuário portuguesa, saiba o que pode encontrar na próxima edição da Texworld e da Momad Metrópolis e acompanhe o sobe e desce do comércio internacional e das matérias-primas nas nossas páginas de conjuntura.

Damos ainda destaque à iniciativa Guimarães Home Fashion Week, promovida pela Associação Home From Portugal, que trouxe à Cidade-Berço 138 compradores de todo o mundo para conhecerem a excelência dos têxteis-lar “made in Portugal”.

Antes de dar o último mergulho, fique mais informado sobre as soluções de crédito e gestão de cobranças da Cosec e da Crédito y Cáucion, reveladas no suplemento Créditos Assegurados, e sobre as notícias internacionais que marcam a atualidade deste sector no mundo.

Se ainda não é assinante, aproveite este período de férias para fazer a sua subscrição (aqui) e assegure que não perde uma única edição do Jornal Têxtil nos próximos 12 meses.