Início Notícias Moda

ModaPortugal em três frentes

Cinquenta marcas e empresas de vestuário, calçado, joalharia e acessórios estarão envolvidas, na próxima semana, em iniciativas do CENIT – no âmbito da estratégia ModaPortugal – que em Londres, Florença e Paris vão mostrar a criatividade e o know-how com selo português.

A primeira escala será no dia 21 de junho, em Londres, seguindo-se Florença, de 22 a 24 de junho, e Paris, nos dias 23 e 24 do mesmo mês. O périplo, que no total agrega a presença de 50 marcas e empresas, faz parte da estratégia ModaPortugal, delineada pelo CENIT – Centro de Inteligência Têxtil e apoiada pelo Portugal 2020, onde se incluem diversas ações de promoção na área da internacionalização, imagem e comunicação.

«São três ações muito importantes que acontecem na mesma semana, mas que são completamente distintas entre si», explica Manuel Lopes Teixeira, CEO do CENIT, sublinhando, contudo, que têm pontos em comum. «Cada uma delas justifica-se por si própria, quer pelo sector, quer pelo mercado, quer pelo público-alvo e são todas ações com grande mobilização de empresas», acrescenta.

Primeira paragem: Londres

A capital britânica é o primeiro ponto de encontro deste périplo. No dia 21 de junho, o vestuário e calçado profissional é o protagonista, com uma mostra de produtos desenvolvidos por 16 empresas têxteis, vestuário e calçado: Axfilia, Calvelex, Damel, HR Proteção, J. Reinaldo, Last Sole, Latino, Lavoro, Marfel, Riopele, Sky Pro, Toworkfor, Trotinete, Twintex, Vandoma e Wock.

A exposição, organizada pelo CENIT, em parceria com a Anivec e a Apiccaps, a curadoria do Citeve e a colaboração do Ctcp (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal), estará patente durante a gala de entrega dos prémios The Professional Clothing Awards, que reúne mais de 400 profissionais europeus do sector do vestuário e calçado profissional.

«Portugal é o país convidado desta gala, o que irá contribuir para aumentar a notoriedade das empresas nacionais que atuam neste segmento. Trata-se de uma oportunidade única de networking, até porque estarão presentes os mais importantes players do sector na Europa», destaca o CEO do CENIT.

Moda infantil em Florença

No dia seguinte começa a Pitti Bimbo, que será o palco para a primeira edição da mostra Kids ModaPortugal, que reúne sete marcas de moda infantil: Azul Inglês, Coobie, Coth, Maria Bianca, Miel À Moi, Miguel Vieira Júnior e Risca de Giz.

«É uma feira de referência e incontornável para este segmento e, como tal, faz todo o sentido mostrar em Itália estas marcas, que estão a dar os primeiros passos no seu processo de internacionalização», afirma Manuel Lopes Teixeira.

Além da seleção das marcas e da dinamização do espaço, «o CENIT tem no tereno equipas especializadas na mobilização de compradores, italianos e de outras nacionalidades», aponta o CEO.

Criatividade ganha asas em Paris

Já a estreia do Showcase ModaPortugal em Paris está agendada para 23 e 24 de junho e conta com a presença das marcas de vestuário Diniz&Cruz, Litoral, The Board e Vicri, da moda de autor de Filipe Faísca, Kolovrat, Luís Carvalho, Nuno Gama, Ricardo Andrez, Ricardo Preto e Valentim Quaresma, com as insígnias de calçado Carlos Santos, Eureka, Nobrand e Senhor Prudêncio, a oferta de joalharia de Bruno da Rocha, Eleutério, Liliana Guerreiro e Mimata e ainda com as marcas de lifestyle APrimitiva, Christophe Sauvat, Fine&Candy, Martinho Pita, O João e a Maria, Pelcor, Stabord e Wo Design.

A iniciativa, com curadoria de Eduarda Abbondanza, terá lugar na Galerie Perrotin, no Marais, «um espaço prestigiante em Paris e que transmite a imagem que queremos veicular da criatividade do design português», justifica Manuel Lopes Teixeira.

Numa altura em que Portugal está “na crista da onda”, nomeadamente ao nível da produção de vestuário, cujas exportações ultrapassaram os 3 mil milhões de euros em 2016 (ver Vestuário cresce 44% desde 2009), «esta é a altura de alavancar também o produto com marca e assinatura nacional, juntamente com o “made in”, que já é reconhecido em todo o mundo», sublinha o CEO do CENIT.

A própria apresentação das coleções das 27 marcas presentes no Showcase ModaPortugal – promovido pelo CENIT em parceria com a Anivec, a Apiccaps, a Aorp (joalharia) e ModaLisboa/LisboaFashionWeek – será feita «de forma sofisticada, alinhada com as melhores práticas internacionais», destaca Manuel Lopes Teixeira, juntando não só a exposição estática mas também “quadros vivos”, para uma maior proximidade junto do público profissional convidado.

«O ambiente será propício a uma abordagem mais próxima, em que os responsáveis das marcas poderão contactar diretamente com os compradores, jornalistas e interessados, explicar os seus produtos e até os seus processos e, dessa forma, criar uma importante rede de contactos que permita impulsionar a sua visibilidade internacional», conclui o CEO do CENIT.