Início Notícias Moda

Modatex de portas abertas

A descoberta do design de moda pode começar nos próximos dias – Porto e Lisboa acolhem iniciativas “dia aberto” em maio, a 13 e a 20, respetivamente. O Modatex vai estar de portas abertas para os curiosos pelo processo de criação de coordenados e coleções. Os polos de Vila das Aves, Barcelos e Covilhã realizam ações semelhantes, também no dia 20.

O Modatex vai ser palco durante o mês de maio das novas datas do Open Day, que tem como público-alvo os interessados em Design de Moda. No dia 13, no Porto, e no dia 20, em Lisboa, os visitantes terão a oportunidade de explorar o centro de formação, bem como a forma como se desenvolve o processo de criação de coordenados e coleções.

«O Open Day dedicado ao Design de Moda tem sempre uma grande adesão, já que este é um curso muito apelativo para os jovens e a formação do Modatex nesta área tem já um grande reconhecimento a nível nacional e internacional», explica, à fashionup.p,t Sónia Pinto, diretora do Modatex, destacando que «as edições anteriores têm corrido bastante bem, contando em média com 40 participantes» e que «na maioria das vezes, e por questões logísticas, as inscrições têm de ser encerradas».

O Open Day tem uma componente prática destacada, já que os participantes podem ficar a conhecer os materiais e equipamentos usados na formação em Design de Moda. E «como este Open Day é bastante interativo e personalizado, há um número limitado de participantes», com inscrição prévia feita através da página oficial do Modatex. A participação é gratuita.

Sobre a adesão à edição deste ano, Sónia Pinto mostra-se entusiasmada. «Pelo feedback que temos recebido, acreditamos que será mais um sucesso, já que existem muitos jovens interessados na área do Design de Moda e que desejam saber um pouco mais sobre a formação e saídas profissionais, mas também sobre todo o processo criativo que está na origem da criação das coleções», antecipa.

O curso de Design de Moda do Modatex tem a duração de três anos, contando com mais de 4000 horas de formação, que unem a componente teórica a uma vertente prática, destinada a preparar os formandos para a integração profissional numa indústria cada vez mais competitiva. Ao longo da formação, os alunos devem planear, conceber e desenhar novos produtos de vestuário e coleções para homem, senhora, criança, jeanswear e streetwear.

Para os interessados no curso de Design de Moda, o Modatex disponibiliza ainda uma segunda iniciativa, o Curso de Verão de Introdução ao Design de Moda, que decorrerá no Modatex Porto entre os dias 27 de junho e 20 de julho. O curso é gratuito, mas está sujeito a um processo de seleção e, de acordo com a diretora do Modatex, «será mais uma forma de se avaliar o interesse dos jovens nesta área formativa».

De portas abertas, mas em áreas distintas, estão ainda os polos de Vila das Aves, com um Open Day dedicado à Tecelagem, da Covilhã, com foco na Confeção, e de Barcelos, que destaca a Modelagem e Confeção – os três decorrem no dia 20 de maio.