Início Destaques

Modatex disponibiliza formação gratuita

Depois de ter estreado, no ano passado, a Academia de Verão, o Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios está a lançar a Academia de Inverno, com um conjunto de formações que incluem comunicação e tendências de moda, mas também características dos fios, tecelagem e tinturaria.

[©Modatex]

Com início a 27 de fevereiro, a Academia de Inverno funciona em regime e-learning, com aulas síncronas, em horário pós-laboral e aos sábados, e assíncronas, estando disponíveis para todos os interessados, empregados ou desempregados, dos 15 aos 65 anos. A calendarização permite ainda, em muitos casos, fazer diferentes formações, uma vez que têm horários desfasados.

«Fruto das atuais limitações impostas pela pandemia consideramos que esta é uma forma de continuarmos a promover ativamente processos de aprendizagem, que, em alguns casos, desenvolvem novas competências e capacidades, noutros aprofundam a sua formação e, essencialmente, comunicam uma imagem moderna do sector e atraem novos públicos para a ITV», justifica José Manuel Castro, diretor-executivo do Modatex.

Tal como aconteceu com a Academia de Verão, a oferta é variada, com formações em diferentes áreas ligadas à indústria têxtil e vestuário. Para quem desejar aprofundar os seus conhecimentos na área têxtil, o Modatex oferece, por exemplo, a formação Fios e suas Características, onde os formandos irão aprender a identificar e classificar as principais fibras têxteis, os tipos de fios e respetivas características e ainda a determinar a numeração dos fios. Fibras Têxteis e Ambiente, Noções Básicas de Tecelagem, Características dos Tecidos, Etiquetagem Têxtil e Avaliação de Cadernos de Encargos/Tinturaria e Acabamentos são outras das formações mais ligadas à área da produção têxtil.

Da história à comunicação de moda

Na área da moda, a Academia de Inverno do Modatex contempla as formações História e Cultura de Moda do Século XX/Introdução, Tendências de Moda e Trend Boards, Clássicos do Vestuário de Moda/Nomenclatura, Análise e Desenvolvimento de Coleções de Moda, Design de Coleções de Knitwear e ainda Reflexos de Moda, esta última dedicada à aprendizagem de como «evidenciar os diferentes tipos de corpo existentes e como tirar o melhor partido de cada um deles relativamente as escolhas de vestuário» e a «otimizar o guarda-roupa percebendo quais os elementos essenciais e quais os dispensáveis assim como a importância das cores e dos detalhes».

[©Modatex]
Ainda ligadas à moda, mas mais numa vertente de comunicação, existem as formações Processos Criativos para Ilustração de Moda, Branding, Fashion Business, Communication & Media, Comunicação Digital/Estratégia de Marketing e Comunicar nas Redes Sociais.

«Ministrados por alguns dos formadores mais qualificados do mercado, os cursos da Academia de Inverno proporcionam aos participantes uma experiência cultural e de aprendizagem significativa», destaca o Modatex.

Os interessados podem fazer a sua inscrição online, na página da Academia de Inverno no site do Modatex.