Início Notícias Moda

Modatex e UBI estreitam laços de cooperação

A UBI e o Modatex assinaram, no passado dia 13 de maio, um protocolo para o desenvolvimento conjunto de projetos de formação e capacitação. As duas instituições têm já um longo historial de colaboração, como ficou recentemente também demonstrado com o workshop “DIY Wallet – Upcycling Training”.

[©Modatex]

Depois de ter renovado a parceria com a Farfetch, o Modatex assina um protocolo de colaboração com a Universidade da Beira Interio (UBI)r. No âmbito desta cooperação em matéria de educação, formação e sensibilização, a delegação da Covilhã do Modatex vai desenvolver atividades inerentes à organização, desenvolvimento e coordenação dos processos formativos, previamente negociados com a UBI para proceder à divulgação dos curos.

A assinatura do protocolo realizou-se no passado dia 13 de maio, e contou com a presença do reitor da UBI, Mário Raposo, e membros do conselho de administração do Modatex, um representante do IEFP e José Alberto Vieira Robalo Fonseca, em representação da ANIL- Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios.

A força da união

A cooperação entre as duas instituições de ensino tem sido cada vez mais intensificada com um conjunto de iniciativas promovidas na Covilhã. Recentemente, e após ter sido um dos palcos das palestras da Fashion Revolution Week em Lisboa, o Modatex realizou um workshop também em parceria com a Universidade da Beira Interior.

A iniciativa teve como tema “DIY Wallet – Upcycling Training” e contou com a colaboração de uma formadora da “Vintage for

[©Modatex]
a Cause”, marca de economia circular com compromisso social, focada na reutilização de resíduos têxteis através do upcyling, que ao mesmo tempo capacita mulheres desempregadas com mais de 50 anos. Dentro de uma estrutura colaborativa, a marca cria edições limitadas de designs intemporais, influenciando diferentes stakeholders em toda a cadeia de valor para uma produção e consumo mais sustentáveis.

O principal objetivo do workshop passou por incutir a cultura do “Do It Yourself” a 11 alunas do curso de Design de Moda da UBI, a partir da técnica de upcycling com vista à reutilização de sobras de tecidos no desenvolvimento de acessórios únicos. As participantes tiveram a oportunidade de confecionar, nas instalações do Modatex, uma carteira para documentos e duas bandeiras alusivas ao Fashion Revolution, através da reutilização de tecidos.