Início Notícias Moda

Modatex promove upcycling

Tea&Cheese é o nome do novo concurso do Modatex, que procura candidatos para apresentar propostas de vestuário a partir da reutilização de outras peças ou sobras de tecidos. O objetivo desta iniciativa, cujas inscrições decorrem até 1 de julho, é consciencializar o público em geral para a necessidade urgente de alargar o ciclo de vida da roupa.

[©Unplash/Noah Buscher]

Subordinado ao tema “Covilhã”, os coordenados a concurso do Modatex deverão ser peças adaptadas às tendências de moda atuais e produzidas a partir de upcycling, técnica que consiste em criar roupas novas a partir da reutilização de outras peças ou sobras de tecidos.

Segundo José Manuel Castro, diretor geral do Modatex, a sustentabilidade é uma urgência transversal a todos os setores e «sendo nós o principal centro de formação da indústria têxtil temos que estar atentos e incorporar na nossa atuação propostas de valor agregadoras, antecipando tendências e consumos. Só desta forma poderemos formar os profissionais mais bem preparados do mercado».

As inscrições do Tea&Cheese decorrem até ao próximo dia 1 de julho e estão abertas a todas as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, individuais ou em grupo.

[©Freepick]
As propostas de coordenados a concurso devem ser enviadas até ao dia 22 de agosto para a organização, sendo que cada concorrente poderá apresentar até duas sugestões. A participação é gratuita.

Os vencedores (1º, 2º e 3º lugar) serão anunciados no dia 30 de setembro, nas arcadas da Câmara Municipal da Covilhã, após o desfile das propostas de todos os concorrentes. Os galardoados receberão ainda um prémio monetário.

Promovido pelo Modatex, e apoiado pela Universidade da Beira Interior (UBI) e pela Câmara Municipal da Covilhã, o Tea&Cheese está inserido no projeto ‘Covilhã Cidade Criativa Design’ da rede UNESCO.

As relações entre o centro de formação e a UBI forma recentemente fortalecidas com a assinatura de um protocolo de colaboração entre ambas as instituições. No âmbito desta cooperação em matéria de educação, formação e sensibilização, a delegação da Covilhã do Modatex vai desenvolver atividades inerentes à organização, desenvolvimento e coordenação dos processos formativos, previamente negociados com a UBI para proceder à divulgação dos cursos.