Início Notícias Moda

Modatex renova oferta formativa

Em novembro, o Modatex vai dar início a mais uma edição do curso Design de Moda, considerado uma formação de «referência» da instituição ligada à indústria têxtil, vestuário, confeção e lanifícios.

O centro de formação profissional, que tem como objetivo «contribuir para a melhor coordenação estratégia e operacional» do ensino no sector, vai arrancar em novembro com mais um curso de Design de Moda, que terá a duração prevista de 42 meses.

O curso, coordenado por João Melo e Costa, decorrerá em horário laboral e pretende aliar a formação teórica a uma forte componente prática e técnica que, segundo o Modatex, potencia o desenvolvimento de um «perfil altamente qualificado para a inserção no contexto da indústria têxtil» a nível nacional e internacional.

O curso de Design de Moda do centro de formação profissional da indústria têxtil, vestuário, confeção e lanifícios já formou vários nomes do mundo do design, como é exemplo Katty Xiomara, Luís Buchinho, Nuno Baltazar, Filipe Augusto e Carla Pontes.

Os futuros designers que frequentarem o curso terão a oportunidade de idealizar e criar produtos de vestuário e podem ainda acompanhar e executar todas as etapas do processo produtivo de uma coleção de moda, o que faz com que, para além da formação ser especializada, os inscritos tenham acesso a uma componente mais abrangente.

A introdução de conhecimentos teóricos e técnicos em materiais têxteis, desenho técnico, história da moda, ilustração, modelação e confeção são algumas das unidades curriculares do plano do curso, «apontado como um exemplo no panorama da formação em Portugal», que permitem a posterior aprendizagem das especificidades dos sectores da indústria têxtil e vestuário.

«O curso possibilita ainda a aquisição de conhecimentos complementares em marketing de moda, fotografia de moda, desenvolvimento de coleção de calçado e programas de desenho vetorial e edição de imagem, que potenciam a competitividade e versatilidade da formação», destaca o Modatex.

Para reforçar a ligação dos formandos à indústria têxtil e vestuário e consolidar os conhecimentos da área adquiridos nas unidades curriculares teóricas, o curso incluirá também a realização de estágios.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link.

Curso de verão

O centro de formação está também a promover um curso de verão, onde os potenciais formandos de Design de Moda possam aprender a preparar um portefólio de moda, que é dos requisitos para se poderem candidatar ao curso que arranca no próximo mês de novembro.

O curso de verão decorrerá em formato e-learning e vai transmitir ainda conhecimentos introdutórios nas áreas de ilustração de moda, desenho técnico e desenvolvimento de projetos de moda.

As inscrições podem ser efetuadas no website do Modatex.