Início Notícias Têxtil

Modtissimo digital chega quarta-feira

A primeira edição digital do salão português de têxteis e vestuário começa no dia 10 e, durante três dias, promete ligar gratuitamente compradores e fornecedores à volta de mesas de reunião virtuais. O programa contempla ainda conferências e réplicas dos fóruns de tendências e dos showcases iTechStyle e Green Circle.

iTechStyle (Modtissimo - setembro 2020)

O formato é diferente, depois da situação sanitária em Portugal ter obrigado à desistência de uma edição física, mas a organização, a cargo da Associação Selectiva Moda, «compromete-se em manter a essência e o foco das edições presenciais», refere em comunicado.

Direcionado para os profissionais da indústria têxtil e vestuário e centrado na missão de promover a concretização de negócios, durante três dias – de 10 a 12 de março – estarão online duas áreas: o Marketplace Modtissimo e o Modtissimo Online. «Serão as duas de acesso gratuito, mas enquanto a primeira é orientada para todos os visitantes, incluindo estudantes de moda ou outros potenciais interessados, a segunda está exclusivamente pensada para compradores e expositores de empresas de moda e têxteis, bem como para a imprensa nacional e internacional», explica a organização.

No Marketplace «será recriado o ambiente da mesa de reuniões de um stand», indica a organização, com a possibilidade de realização de reuniões em direto, cujo calendário pode ser gerido pela plataforma. «O objetivo do evento é manter a envolvente entre os profissionais do sector, sendo que muitas empresas vão ter nas suas fábricas elementos das equipas comerciais preparados para receber no seu stand virtual visitantes nacionais e internacionais», revela.

Sustentabilidade na abertura

Já no Modtissimo Online, os visitantes poderão ter acesso ao perfil e ao catálogo dos expositores e encontrar réplicas dos espaços habituais do salão, como os fóruns de tendências e os showcases iTechStyle e Green Circle, que foram filmados com um sistema de tour virtual «que permite um contacto realista, detalhado e em 360º dos visitantes com as peças».

Green Circle (Modtissimo – setembro 2020)

O Modtissimo inclui ainda uma série de seminários e conferências transmitidas em streaming, com a sessão de abertura, organizada em parceria com o Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda e com inscrição gratuita, sob o tema Sustainability: The New Green Economy.

O webinar, agendado para as 9h30 do dia 10 de março irá focar-se na sustentabilidade e na bioeconomia, contando com Mauro Scalia, diretor de negócios sustentáveis da Euratex, como principal orador. Seguir-se-á uma mesa redonda, moderada por Lutz Walter, secretário-geral da Textile ETP, com Paulo Ferrão, docente do Instituto Superior Técnico e presidente da associação internacional COST (The European Cooperation in Science and Technology), António Cunha, presidente da CCDR-N, Manuel Gonçalves, CEO da TMG e membro do grupo de alto nível do Cluster Têxtil, e José Soares de Pina, CEO da Altri. O encerramento estará a cargo do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.