Organizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis (DCTT), o MoveUp’ 18 Students Fashion Show foi um abrir de portas da Universidade da Beira Interior (UBI) à comunidade ligada à moda e ao têxtil, na qual a instituição de ensino superior tem tradição ao nível do ensino, investigação e organização de eventos.
A passerelle abriu com o desfile dos participantes do Concurso PFN, organizado pela Associação Selectiva Moda, seguindo-se os resultados do Concurso Upcycling Project By TAP. Logo de seguida foi dado o mote para o futuro da moda com a marca da formação da UBI. Dezasseis estudantes do Mestrado em Design de Moda e do Mestrado em Branding e Design de Moda (ver Design de Moda a Mudar o Mundo) tiveram a oportunidade de mostrar a centenas de convidados as suas criações, numa passerelle instalada na Faculdade de Engenharia, onde outrora funcionou uma fábrica de lanifícios.
«Os alunos tiveram contacto com as várias técnicas e tecnologias do DCTT, que estão adaptadas o mais possível à realidade da indústria têxtil e vestuário da atualidade», salienta, em comunicado, Madalena Pereira, docente do DCTT e um dos elementos da organização do MOVEUP’18.
A Aquarela de Carlos Gil

Depois de passar pela 43.ª edição Portugal Fashion (ver Portugal Fashion entre estreias e regressos), a coleção primavera-verão do estilista do Fundão, Carlos Gil, desfilou na UBI. Com o tema “Aquarela”, a coleção inspirou-se na vasta coleção de telas preenchidas por pinceladas de tinta aguarela, técnica que sempre o apaixonou.
Carlos Gil, a celebrar 20 anos de carreira, explicou ao Portugal Têxtil, no âmbito do Portugal Fashion, que a coleção «é transmitida para uma mulher alegre, sofisticada e elegante que procura algo divertido. Há uma união entre a arte e a pintura e, por essa razão, existe uma explosão da cor. É para uma mulher alegre que se alia à sofisticação e à elegância», resumiu.
Fashion From Portugal com impulso digital
O MoveUp’18 foi ainda o evento escolhido para a apresentação do programa Fashion From Portugal 4.0 pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. A campanha surge no seguimento do projeto com a mesma designação – Fashion From Portugal – desenvolvido ao longo de 2016 e 2017 em quatro mercados alvo: Espanha, Alemanha, Países Nórdicos e EUA (ver Uma nova imagem para a ITV). O projeto recebeu o prémio europeu de promoção empresarial (European Entreprise Promotion Awards – EEPA) da Comissão Europeia, que é coordenado em Portugal pelo IAPMEI, na categoria de Apoio à Internacionalização das Empresas. Em relação ao anterior, o Fashion From Portugal 4.0 irá agora apostar nas tecnologias de informação para amplificar a promoção da imagem do sector, procurando alargar os públicos e os mercados. Uma das apostas é criar uma rede social própria dedicada à moda lusa, mas aberta à escala global, juntando portugueses que trabalham na fileira moda, em Portugal e no resto do mundo. O programa decorrerá ao longo de um ano e terá um investimento estimado de 670 mil de euros.