Início Notícias Moda

Mude fora de portas em Matosinhos

A Casa do Design, em Matosinhos acolhe a exposição “Portugal Pop. A moda em português” promovida pelo Mude - Museu do Design e da Moda e a esad - idea, no âmbito da programação Mude Fora de Portas. A mostra estará patente entre 19 de março e 20 de setembro.

Storytailors, primavera-verao 2016 [©Mude]

Como é a cultura de moda em Portugal? Como se vestiu em Portugal nos últimos 50 anos? Como se viveram os conceitos de portugalidade, de património e de identidade tendo em conta os diferentes contextos políticos pelos quais passámos? são algumas das questões levantadas nesta mostra, que conta com a curadoria de Bárbara Coutinho.

Promovida pelo Mude – Museu do Design e da Moda e a esad – idea, no âmbito da programação Mude Fora de Portas e patente na Casa do Design, em Matosinhos, de 19 de março a 20 de setembro, a exposição “Portugal Pop. A moda em português” mostra a influência das tradições culturais e da identidade coletiva de ser português, com a apresentação de 180 looks de vários criadores de moda nacionais, permitindo uma perspetiva sobre a moda nacional desde as vésperas da Revolução de 1974 até à atualidade.

Em exibição estarão também peças de alguns artistas portugueses, como Amália Rodrigues, António Variações, as Doce, os Heróis do Mar, os The Gift, Joana Vasconcelos, Conan Osiris e Cláudia Pascoal, que revelam o significado especial que deram ao cunho português na construção da sua própria imagem.

Casa do Design [©CM Matosinhos]
«Visitar a exposição permitirá também analisar as continuidades e ruturas e as fronteiras entre a cultura erudita e a cultura popular, o cosmopolitismo e o nacionalismo, a urbanidade e o mundo rural, o legado de gerações passadas e a visão de futuro das novas gerações», destaca o site do Mude sobre a mostra.