Início Notícias Têxtil-Lar

Mundotêxtil abre as portas pelo ambiente

Ainda no seguimento da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de junho, a maior produtora europeia de felpos está a dinamizar uma série de iniciativas voltadas para dentro e para a comunidade, incluindo a possibilidade de, durante este mês, visitar a sua ETAR.

«A indústria têxtil é a segunda indústria mais poluente do mundo. A Mundotêxtil, como empresa referência mundial que é, tem a responsabilidade de desempenhar um papel ativo na promoção de mudanças positivas no sector. Por este motivo, o compromisso com a sustentabilidade é um dos nossos pilares estratégicos», explica a empresa em comunicado.

Desde há vários anos que a especialista em têxteis-lar tem introduzido matérias-primas mais sustentáveis: em 2019 fez uma coleção apenas em algodão orgânico, em 2020 apresentou uma coleção-cápsula com o reaproveitamento de fios desperdiçados no processo produtivo. Tem ainda diversas certificações e dois parques de painéis fotovoltaicos com uma produção de energia média mensal de 50 MWh, além de recorrer à cogeração para a produção de energia térmica para os processos de tingimento. «Utilizamos os recursos hoje a pensar nas gerações de amanhã», salienta a Mundotêxtil.

No seguimento do Dia Mundial do Ambiente, a empresa está a promover uma campanha ambiental, voltada tanto para dentro como para fora. No primeiro caso, o objetivo é «sensibilizar todos os colaboradores para a proteção do meio ambiente, com especial relevância para os temas da energia, emissões atmosféricas e água», indica.

Diariamente têm sido disponibilizadas mensagens relativas à proteção do meio ambiente, incluindo dicas para a poupança de água, energia e emissões de CO2. A Mundotêxtil está igualmente a organizar um concurso de desenho para os filhos dos colaboradores com idade até aos 12 anos. «A proposta é que manifestem a sua preocupação com a preservação do nosso planeta, através da elaboração de um desenho subordinado ao tema “Vamos Salvar o Planeta Terra”», revela.

Já a pensar na comunidade em geral, a empresa está a abrir as portas «às escolas, às universidades e a todos os curiosos por estas questões do ambiente», que mediante inscrição – que pode ser feita pelo email [email protected] ou pelo telefone 253489420 – poderão visitar a ETAR da Mundotêxtil às 16h30 nos dias 15, 24 e 29 de junho e às 18h30 nos dias 17 e 22 de junho. «Nesta visita técnica ao terreno, partilharemos as boas práticas que levamos a cabo; observaremos in loco o funcionamento da ETAR e daremos a conhecer o controlo interno que é feito diariamente para garantir que a água que é devolvida à natureza tem impacto nulo», sublinha a Mundotêxtil.