Em entrevista à agência Lusa a propósito do primeiro aniversário do Museu da Moda e dos Têxteis, cuja obra foi executada em plena pandemia, a responsável pela comunicação da instituição, Ana Lourenço, revelou que no dia 15 de setembro vai ser inaugurada uma exposição em parceria com a Escola de Moda Gudi, a primeira escola de moda em Portugal, fundada no Porto em 1972, e que celebra este ano o seu 50.º aniversário. A mostra vai focar-se no contexto da «fundação da escola e respetiva fundadora, na missão e nos principais objetivos» e vai contar com uma «parte expositiva de trabalhos desenvolvidos pelos alunos», ficando patente até 17 de outubro.
“A secretária virtuosa do Sr. Calouste Gulbenkian” é outra exposição prevista para este ano, contando com a parceria do Museu da Chapelaria de São João da Madeira. «A figura central é Maria Helena Knott, secretária do senhor Calouste Gulbenkian. Para além dos seus belíssimos chapéus, esta exposição é composta por vestidos e outros acessórios de moda que a mesma utilizou em diversos momentos sociais. Através destas peças pretende-se retratar uma época cuja forma de vestir refletia a personalidade», explicou Ana Lourenço.
O Museu da Moda e dos Têxteis foi inaugurado no dia 20 de maio de 2021, em pleno centro histórico de Gaia, junto às caves do Vinho do Porto, e custou 10 milhões de euros, um valor que incluiu a construção e a remodelação do edifício para o museu e para as zonas comerciais adjacentes.