Início Destaques

myPartner demonstra eficiência do ERP

Pensado especificamente para a indústria da moda, o Microsoft Dynamics 365 Business Central for Fashion permite uma visão abrangente de todas as áreas de gestão de negócio e, como explicou a tecnológica portuguesa, traz melhorias na eficiência de todo o tipo de empresas, das marcas às confeções subcontratadas.

[©myPartner]

As vantagens da solução foram apresentadas, e exemplificadas, no mais recente webinar da myPartner, que está disponível online, onde Sara Sousa, gestora de produto ERP e business applications, salientou que o Microsoft Dynamics 365 Business Central for Fashion cobre todas as áreas da moda, desde as marcas à distribuição e retalho, passando pelos produtores em private label e subcontratadas em CMT. «Para todas estas empresas, estamos a falar de uma única solução que entrega o essencial, de A a Z, na gestão do negócio, desde o planeamento à conceção e desenvolvimento, na gestão da cadeia de suprimento de necessidades, tendo em conta a carteira de encomendas que pode ou não ter origem na pré-venda. Há a gestão da logística e tudo isto integrado com a contabilidade e com a administração financeira», apontou.

Este ERP está implementado em cerca de 750 empresas em mais de 40 países, com um total de 11.500 utilizadores em todo o mundo. «É, sem dúvida, uma solução robusta e comprovada mundialmente pelo sector», salientou Sara Sousa. Além disso, permite que todos os elementos de uma empresa trabalhem sobre a mesma informação, possibilitando «uma visão global e completa a 360º do negócio», afirmou.

Gestão de informação do produto e do seu ciclo de vida, desde a conceção até à produção e até vendas, fazem parte do Microsoft Dynamics 365 Business Central for Fashion, quer seja no vestuário, quer seja na têxtil, como exemplificou Sara Sousa. «[Permite fazer] toda a gestão das compras, com planeamento das matérias-primas, os acessórios de embalamento, os acessórios de confeção, aos tecidos, até mesmo aos fios no caso da tecelagem, e todos os produtos intermédios que estão na base do produto acabado», enumerou.

É ainda uma ferramenta útil para as empresas que importam e exportam, o que abrange a quase totalidade da fileira moda em Portugal, segundo a gestora de produto ERP e business applications da myPartner. «Em empresas com processos de importação ou exportação, cujo tempo de expedição é bastante longo, pode ser determinante uma gestão clara do processo com a rota completa da carga planeada nos dias de acordo com as entidades comerciais e transportadoras», explicou.

Tudo em um

As fichas técnicas de produto estão igualmente disponíveis nesta solução, permitindo a análise e alterações rápidas. «Falamos da possibilidade de ter uma visão única, ou seja, centralizar a gestão das cores, dos vários tamanhos do mesmo artigo, numa só ficha, poupando assim tempo e aumentando a produtividade, quer na introdução de dados, quer nos rastreios e consultas», afirmou Sara Sousa.

[©myPartner]
Uma outra vantagem, que advém destas fichas de produto centralizadas, é a facilidade de calcular custos, «com a possibilidade de simulação de diferentes cenários para perceber, por exemplo, a realização de uma coleção e de um artigo ou então qual a melhor forma de o aprovisionar, seja internamente ou com uma ou mais fases do processo subcontratadas», exemplificou. Além disso, dá «a possibilidade de gerir os cancelamentos e substituições, com ou sem repercussão no cálculo dos preços, e através de uma funcionalidade permite manter o histórico de alterações e cancelamentos para futuras análises de mercado ou de cliente», resumiu Sara Sousa.

A utilização é intuitiva, como demonstrou durante a exemplificação da solução, que, depois de implementada, está acessível através «de qualquer browser de Internet». Contudo, tendo em conta que «estamos a falar de uma solução que é muito completa, com muitas funcionalidades, é importante [ter um bom] parceiro para compreender as necessidades» de acordo com a empresa onde vai ser implementado, sublinhou a gestora de produto ERP e business applications da myPartner.