Início Notícias Marcas

Naf Naf resgatada por empresa turca

A marca francesa de vestuário feminino foi comprada pela SY International, depois de ter entrado em falência em meados de maio. A empresa turca era fornecedora da Naf Naf há mais de três décadas.

[©FashionUnited]

A aquisição da empresa de moda francesa, anteriormente sob a chancela do grupo chinês La Chapelle, permitiu salvar 75% dos postos de trabalho.

Segundo a imprensa local, o acordo assumido pelo fabricante turco através da subsidiária francesa SY Corporate France foi decidido pelo Tribunal Comercial de Bobigny no dia 19 de junho. A Naf Naf possui 235 estabelecimentos e emprega 1.170 pessoas, números que pesaram no veredito final, uma vez que a SY International se comprometeu a manter a maior parte das equipas de trabalho que previamente desempenhavam funções na empresa. Deste modo, o grupo Beaumanoir, que perdeu a corrida para adquirir a Naf Naf, não foi a escolha do CEO da marca. «A associação de um fabricante histórico ao know-how da marca é inovadora e representa uma garantia sólida de sustentabilidade para a nossa empresa», afirma Luc Mory, CEO da Naf Naf.

O principal objetivo da SY International, com a compra da marca especialista em vestuário feminino é contar com empresas de distribuição para crescer, e foi também por isso que a empresa turca adquiriu a insígnia francesa Sinéquanone no ano passado.

De acordo com o just-style, a SY International, com o seu core business nos têxteis, possui fábricas na Turquia, Marrocos e Tunísia. Desde abril de 2018, a Naf Naf tornou-se propriedade da La Chapelle, depois do grupo francês Vivarte ter vendido a empresa como parte de uma estratégia de desinvestimentos de ativos não estratégicos. A mais recente compra da marca francesa de pronto-a-vestir, agora sob a égide da SY Corporate France, assenta num plano criado pela empresa para controlar toda a cadeia de aprovisionamento, desde a compra das matérias-primas até às vendas físicas, noticia o Les Echos. Por consequência, a aquisição da Naf Naf permite que a SY Corporate France continua com a «estratégia de desenvolvimento vertical que visa integrar marcas de distribuição na atividade de fabricação primária».

«Trabalhamos juntos há mais de 30 anos e fazer uma oferta para comprar a Naf Naf, uma cadeia muito amada pelos seus clientes, era a coisa mais óbvia a fazer», explica Selçuk Yilmaz, presidente da SY Corporate France. «A junção da Naf Naf com a SY Corporate France cria um grupo totalmente integrado que combina velocidade, estilo e moda», aponta.

A SY International planeia manter 944 dos 1.170 trabalhadores que integram a empresa francesa e continuar a operar com 200 das 235 lojas, incluindo 75 espaços franqueados da marca, adianta a Fashion Network.