Início Notícias Vestuário

Neonyt regressa… mas só online

A feira dedicada à moda sustentável viu-se obrigada a, mais uma vez, cancelar a edição física, agendada para 19 a 21 de janeiro. A Messe Frankfurt, que organiza o certame, vai, contudo, prosseguir com um formato online, que inclui conferências e contactos B2B, de 18 a 22 de janeiro.

[©Messe Frankfurt GmbH]

A atual situação com a pandemia de Covid-19 e as mais recentes decisões do governo alemão – que incluem um confinamento parcial que deverá durar, pelo menos, um mês – tornam, segundo a organização da Neonyt, impossível planear a feira e, como tal, a edição física programada para Berlim já não terá lugar.

Uma decisão difícil e, há uns meses atrás, pouco provável, até porque no verão se realizaram diferentes certames e houve um alívio das restrições de viagens. Prova disso é que os preparativos para a edição de janeiro prosseguiram, com o anúncio, inclusive, de uma nova área dedicada ao sourcing. «Não era exatamente “business as usual”, mas estávamos esperançosos que não houvesse um segundo confinamento», explica Olaf Schmidt, vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis da Messe Frankfurt. «Mas é precisamente esse o cenário que enfrentamos agora e, claro, tivemos que tomar a decisão de proteger a saúde e segurança dos nossos expositores, visitantes e também dos nossos funcionários», salienta.

Michael Müller, Olaf Schimdt, Thimo Schwenzfeier [©Messe Frankfurt GmbH]
A Neonyt, contudo, não quer abandonar completamente a comunidade direcionada para a sustentabilidade. «A necessidade dos nossos expositores e visitantes de interagir e cooperar pessoalmente apenas aumentou nos últimos meses», considera Thimo Schwenzfeier, diretor da Neonyt. «Uma necessidade que, depois de uma pausa forçada de um ano, teríamos adorado preencher com um evento presencial, mas agora teremos de o fazer de uma forma virtual e reduzida», explica.

Regresso ao reino virtual

Tal como aconteceu durante o verão, a feira irá assumir o formato Neonyt on Air, com mesas redondas, apresentações e masterclasses onde será possível analisar e debater as mais recentes inovações e desenvolvimentos na indústria têxtil e no sector da moda sustentável. Um programa que decorrerá de 18 a 22 de janeiro e cujos detalhes serão revelados em breve, segundo a organização.

Para esta edição virtual, a Messe Frankfurt está ainda a ter em conta o negócio dos expositores e, em cooperação com o marketplace B2B The Brand Show Circular, as marcas terão a oportunidade de se posicionar no mercado internacional, manter os contactos de negócio já existentes e obter novos clientes, contornando assim, dentro do possível, as restrições à circulação impostas pelos governos.

[©Neonyt]
Os serviços disponibilizados nesta plataforma incluem as normais atividades de marketing e colocação de encomendas, assim como showrooms virtuais com conteúdo multimédia – uma informação que está a ser disponibilizada aos expositores.

A última edição física da Neonyt teve lugar de 14 a 16 de janeiro e contou com mais de 210 marcas sustentáveis, provenientes de 22 países, entre os quais 10 expositores lusos, incluindo AsPortuguesas, Lemon Jelly, Marita Moreno, Nae Vegan Shoes, Näz, Vintage for a Cause, Steelground, Ultrashoes, Zouri e o iTechStyle Green Circle.