Início Destaques

Nextil volta às compras em Portugal

A empresa espanhola comprou a Keupe, uma confeção em Ponte de Lima, com o objetivo de aumentar em 20% a capacidade produtiva no segmento de luxo. Esta é a terceira aquisição da Nextil em Portugal, depois de, em 2018, ter deitado a mão à SICI93 e à Playvest.

SICI93[©Nextil]

«Esta é uma operação muito relevante para a Nextil, que permitirá à empresa continuar a apostar na produção de vestuário com crescimento significativo de negócios num mercado estratégico como o luxo», afirma Manuel Martos, CEO da empresa espanhoal.

A operação, avaliada em cerca de 225 mil euros, permitirá à Nextil aumentar em 20% a capacidade produtiva, sobretudo no mercado de luxo, onde tem vindo a apostar e que se tem traduzido num incremento do número de clientes. Em setembro de 2021, a empresa espanhola registou um aumento de 250% face a igual período de 2020, alcançando os 15 milhões de euros na carteira de encomendas assinadas.

Esta é a terceira aquisição da Nextil em Portugal, depois de, em 2018, ter comprado a SICI93 e a Playvest. Além disso, a empresa espanhola opera ainda em Vila Verde, Vizela e Braga.

No terceiro trimestre de 2021 (fechado em setembro), a Nextil evidenciou um crescimento de 50%, para 14,6 milhões de euros, contra 9,8 milhões de euros atingidos no mesmo período do ano anterior. Já o EBITDA foi de 900 mil euros, em comparação com as perdas de 800 mil euros em igual período do ano transato.

Playvest [©Nextil]
A unidade de vestuário liderou o crescimento da receita, subindo 57%, para 8,8 milhões de euros e o EBITDA positivo de 2,4 milhões de euros.  A empresa tem centrado a sua atividade de negócios nos sectores de desporto, moda banho, luxo e premium.

No ano passado, a Nextil fundiu a sua estrutura de Espanha com a unificação dos centros Dogi e Ritex nas instalações em Barcelona, tornando-se numa grande produtora de têxteis, o que «facilitará economias de escala e melhorará o atendimento ao cliente», salienta em comunicado. A empresa tem ainda procurado estar na vanguarda tecnológica.

A Nextil conta ainda oito fábricas próprias espalhadas por Espanha, Portugal, Guatemala e EUA, além de presença comercial nos cinco continentes. A empresa encerrou o ano de 2021 com um volume de negócios de 44,8 milhões de euros.