Início Notícias Marcas

Nike combate pegada de carbono com AirCarbon

A gigante americana de sportswear está a explorar o uso de um biomaterial carbono negativo numa série de aplicações como parte do objetivo de reduzir a pegada de carbono.

[©Newlight Technologies]

A Nike celebrou uma parceria com a empresa de biotecnologia avançada Newlight Technologies para explorar o AirCarbon, um biomaterial carbono negativo produzido através de microorganismos do oceano. Atualmente, o AirCarbon é aplicado na moda como substituto para o plástico e couro, incluindo no segmento de eyewear, carteiras e bolsas.

A colaboração com a empresa sediada na Califórnia surge com o objetivo de promover a missão da Nike de criar produtos melhores para os atletas e para o planeta. «O AirCarbon oferece uma oportunidade de reduzir ainda mais o nosso impacto no planeta», explica Noel Kinder, diretor de sustentabilidade da Nike. «Os materiais são responsáveis por 70% da pegada de carbono total da Nike e estamos a acelerar os nossos esforços e a explorar novas oportunidades neste espaço porque, na corrida contra as mudanças climáticas, não podemos esperar por soluções, temos que trabalhar em conjunto para as criar», afirma ao Just Style.

A Newlight usa microorganismos naturais do oceano que se alimentam de ar e gases de efeito estufa, convertendo-os no interior das células em AirCarbon, um material de armazenamento de energia também conhecido como polihidroxibutirato (P3HB).

O AirCarbon é certificado como sendo carbono negativo pela SCS Global Services, o que resulta numa redução líquida de dióxido de carbono para a atmosfera a partir da produção e, além disso, pode ser fundido numa variedade de formatos, desde fibras a folhas e também formas sólidas. Este material de armazenamento de energia está a ser usado para substituir o plástico em sectores industriais que vão desde a alimentação à moda.

Ajudar a acabar com a poluição do plástico e as mudanças climáticas é a meta da Newlight Technologies, que substitui o plástico pelo AirCarbon, criando valor económico e ambiental a uma escala global. «A nossa missão é mudar em escala e há poucos parceiros melhores no mundo do que a Nike para ajudar a fazê-lo», revela Mark Herrema, CEO da Newlight Technologies. «Estamos entusiasmados em explorar como o AirCarbon pode auxiliar a Nike a descarbonizar os produtos e a alcançar os seus objetivos ambiciosos da redução de carbono», acrescenta.