Início Arquivo

Nike revela pormenores contratuais

Esta decisão vem ao encontro de algo que os sindicatos e organizações não-governamentais de diversos países há muito vinham pedindo aos responsáveis da gigante do material desportivo Nike.

O passo agora dado pela Nike destina-se, antes de mais, a tentar dar maior visibilidade às condições industriais a nível mundial, contribuindo ao mesmo tempo para melhorar as condições de trabalho, saúde e segurança nas fábricas subcontratadas pela referida empresa.

Segundo responsáveis da Nike, a empresa decidiu revelar os pormenores relativos aos fabricantes com quem trabalha porque acredita firmemente que os potenciais benefícios – para os trabalhadores e para a indústria têxtil e do vestuário em geral – ultrapassam significativamente os hipotéticos riscos competitivos de revelar quais as fábricas contratadas para produzir os produtos de marca da prestigiada marca norte-americana.

Segundo Hannah Jones, vice-presidente da área de responsabilidade corporativa da Nike, esta medida significa “uma maior partilha de informação e vigilância na indústria e melhorar as necessárias medidas correctivas, quando tal for legalmente necessário”.