Início Notícias Tecnologia

Noble Biomaterials lança antimicrobiano com ácido cítrico

A empresa está a alargar o seu portefólio com uma fórmula que usa ácido cítrico para combater os maus odores e os micróbios em têxteis. O Ionic+ Botanical aguarda a certificação da Agência de Proteção Ambiental dos EUA e, acredita a Noble Biomaterials, irá revolucionar o mercado.

[©Noble Biomaterials]

A Ionic+ Botanical da Noble Biomaterials é uma tecnologia renovável à base de citrinos que muda o valor do pH no têxtil. Segundo explica a empresa no seu website, «a combinação da Ionic+, ácido cítrico e oxigénio inibe o crescimento de bactérias e interrompe a divisão celular e os processos de replicação, deixando o têxtil limpo de micróbios», com uma durabilidade de 50 ciclos de lavagem.

«A Ionic+ Botanical cumpre muitos requisitos que as tecnologias de base bio têm dificuldade em corresponder», afirma Joel Furey, fundador e diretor comercial na Noble Biomaterials. «Há um desafio para responder às diretrizes da Agência de Proteção Ambiental dos EUA e manter uma performance duradoura. Fizemos aqui uma distinção clara no desenvolvimento de produtos botânicos no mercado para prosseguir a força da nossa tecnologia Ionic+», explica.

A atual tecnologia da Noble Biomaterials para têxteis, a Ionic+ Mineral, usa iões de prata com carga positiva para inibir o crescimento de bactérias em superfícies têxteis.

«Trabalhamos com os nossos clientes para customizar a sua abordagem à criação de tecidos sustentáveis», revela Joel Furey. «A nossa tecnologia mineral permanente é usada em produtos desenhados para um ciclo de vida longo e uma vida estendida pela revenda e para a performance técnica. A nossa tecnologia duradoura de base bio é aplicada em produtos que procuram reduzir a manutenção e conservar recursos energéticos e água», aponta.

Joel Furey [©Noble Biomaterials]
Feedback positivo

Antes da pandemia, a multinacional de origem norte-americana registou um aumento da procura pela Ionic+ e tecidos antimicrobianos para activewear e cuidados de saúde. Atualmente, os produtos Ionic+ são encontrados em várias categorias, incluindo no mercado de viagens e tempos livres, malas, têxteis-lar e acessórios de desporto. A Noble está a desenvolver a Ionic+ Botanical com parceiros como a Salomon, Crystal Denim e Trident.

«Enquanto um dos maiores produtores de têxteis-lar do mundo, o Trident Group está consistentemente na vanguarda da inovação e aplicação de tecnologias avançadas», assegura Jeffery Kambak, CEO das operações nos EUA do Trident Group. «A nossa parceria com a Noble no desenvolvimento de novos produtos com Iconic+ é essencial para a nossa posição de liderança», sallienta.

No início deste ano, a Crystal Denim tornou-se a primeira produtora de denim e vestuário a estabelecer uma parceria com a Noble Biomaterials para aplicar as soluções Ionic+ em vestuário.

Já Tim Maud, diretor do laboratório de inovação da Salomon, considera que «a nossa colaboração com a Noble na Ionic+ permite que os produtos da Salomon sejam usados mais tempo entre lavagens, reduzindo o impacto na utilização de água. Usar o tratamento de base bio e antiodor da Noble assegura que o nosso impacto no ambiente é menor e o nosso ciclo de vida do produto aumenta».