Início Arquivo

Nova Iorque acolhe novos talentos

A New York Fashion Week, semana dos desfiles de moda para o Outono/Inverno de 2004, que decorre de 6 a 13 de Fevereiro nas tendas de Brant Park, é cada vez mais feminino. No início da semana, serão apresentadas as colecções para homem de alguns raros criadores. 

A moda masculina “à americana” é este ano apresentada por Kenneth Cole, Nautica ou Perry Ellis e alguns dias mais tarde, por John Varvatos. Este último, depois de ter seguido os grandes nomes da moda, Calvin Klein e Ralph Lauren, em Itália, na Pitti Uomo, voltam nesta estação a Nova Iorque, depois de ter perdido o apoio do grupo VF Corp. Foi nesta cidade que este estilista se lançou a solo e onde foi coroado como o melhor criador masculino pelo Council of Fashion Designers of America.

Seguem-se os desfiles femininos com os eternos “pesos pesados” da moda americana, mas não sem algumas alterações. Francisco Costa, o novo estilista da Calvin Klein, rompe com os hábitos do mestre, que gostava de apresentar a sua colecção no último dia, ou seja, sexta à noite. Francisco Costa prefere o início da semana, e deixa às duas estrelas consagradas, Ralph Lauren e Donna Karan, a honra do encerramento.

Os nova-iorquinos Narciso Rodriguez, Michael Kors, Marc Jacobs, Tommy Hilfiger ou Anna Sui são fiéis ao compromisso. Tal como acontece com a francesa de Nova Iorque Catherine Malandrino, uma “habituée” desta Semana de Moda, ou ainda o espanhol Custo Barcelona e o inglês Mathew Williamson, que desde Fevereiro de 2002, prefere Nova Iorque aos palcos londrinos.

À sombra das estrelas, vemos cada vez mais os jovens criadores como Peter Som, Benhaz Sarafpour, Y and Kei, que vão conquistando o seu espaço. Zac Posen, o jovem amigo das estrelas de Hollywood, com linhas extremamente femininas também está presente, assim como Estebar Cortazar. O prodígio de Miami foi bem sucedido ao entrar nesta profissão com idade inferior à de Zac Posen. O estudante de Design e Araquitectura não tem mais de 20 anos e mostrou os seus primeiros trabalhos na Semana Internacional de Moda de Miami com apenas 15 anos. A encerrar no dia 13 de Fevereiro, a Semana de Moda de Nova Iorque vai será seguida pelo Salão Fashion Coterie. Entretanto, o Workshop New York, que consagrava os novos criadores estará, este ano, ausente. A Market Week, durante a qual se realizam osshowroomse os salões profissionais e que apresentam as colecções aos compradores, mudou três vezes de data e os organizadores do Workshop não puderam seguir estas constantes mudanças. Em finais de Fevereiro e início de Março, a data finalmente seleccionada, o Metropolitan onde o Workshop New York  habitualmente expõe as suas carteiras, está ocupada. A Lingerie Americas, o salão de lingerie europeu, ocupa desde já esse lugar.