Início Notícias Vestuário

Novidades invadem Momad

As novas coleções de vestuário e calçado estão, a partir de hoje, em Madrid. A capital espanhola acolhe, até 11 de setembro, cerca de 411 expositores internacionais, dos quais 26 com o cunho do “made in Portugal”. Entre as novidades do certame, está uma área dedicada à moda sustentável e a estreia do Fashion Lab.

Nesta edição, a feira dedicada ao têxtil e confeção conta com 411 expositores diretos, que, segundo a organização, a cargo da Ifema, representam cerca de 900 marcas de moda. Destas, 20 marcas reforçam a oferta do segmento de moda banho, que, assim, duplica de tamanho face ao ano passado. É o caso da portuguesa Priscillawear, estreante em Madrid, que irá revelar as propostas de moda praia para homem, senhora e criança. «Apesar da crise política e económica que está a atravessar, este é um mercado apetecível para as empresas portuguesas, pela sua dimensão, proximidade e tradição como parceiro comercial. Angariar novos clientes e dar a conhecer as nossas marcas, são os principais objetivos», revela Priscilla Trindade, proprietária e designer criativa da marca, que integra uma delegação de 10 empresas apoiadas pela Associação Selectiva Moda (ASM).

De acordo com a organização do certame espanhol, «a Momad Metrópolis, no conjunto, está a experienciar uma excelente taxa de ocupação, com números recorde de expositores – muito próximo da capacidade total».

No total, Portugal conta com 26 expositores. Entre estes, conta-se a estreante C117, também apoiada pela ASM, que está a mostrar a coleção primavera-verão 2017, onde combina peças mais formais com outras mais descontraídas, direcionadas primordialmente para um público jovem, mas também para adultos que apreciam um look cuidado mas relaxado. «A estratégia da empresa passa por entrar no mercado internacional, tendo o mercado espanhol uma relação tão próxima, nomeadamente em termos geográficos, é considerado pela empresa um dos mercados a apostar», explica Nuno Gomes, manager da C117, num comunicado da ASM. «As nossas expectativas são boas, esperamos angariar novos clientes», acrescenta.

O certame conta com várias outras novidades, a começar por um espaço reservado a marcas internacionais de gama alta. Os Momad Showrooms vão reunir-se no Espacio Metro – um novo sector da feira, com um layout e decoração diferenciada, onde estes expositores irão mostrar a sua oferta para a estação estival do próximo ano.

A feira contempla também, pela primeira vez, uma área dedicada à moda sustentável, localizada no pavilhão 12, com a presença de duas dezenas de empresas com negócios sustentáveis, cujos produtos respeitam a biodiversidade, têm uma distribuição sustentável ou uma política justa para os recursos humanos.

A organização destaca ainda a primeira edição do Momad Fashion Lab, «em torno do qual serão analisadas as principais tendências de moda, com o canal multimarca como tema central, assim como o papel que a moda sustentável tem na atualidade».