Início Jornal Têxtil

Novidades nos seguros de crédito

Considerados uma ferramenta fundamental para as empresas da indústria têxtil e vestuário que trabalham nos mercados externos, os seguros de crédito estão a evoluir, com soluções mais adaptadas às necessidades reais. Universalis e Crédito y Caución dão alguns exemplos de novas opções.

Com vários escritórios espalhados pelo país, a Universalis propõe soluções customizadas a cada cliente, com programas de gestão de risco de crédito concebidos à medida. «Atuamos de forma totalmente independente das seguradoras, desenhando soluções à medida das reais necessidades dos nossos clientes, que podem passar por uma apólice global ou eventualmente apenas a cobertura de clientes específicos», indica a empresa no suplemento Créditos Assegurados, publicado na edição de julho/agosto do Jornal Têxtil.

Com 47 anos de experiência e uma carteira de cerca de 1.200 clientes empresariais, a Universalis faz a gestão contratual e a gestão dos sinistros, fornecendo aconselhamento e acompanhamento das recuperações e monitorização da liquidação da indemnização. «A Universalis assegura as melhores condições na contratação de um seguro de crédito, disponibilizando acompanhamento por equipa especializada, baseando-se nos princípios da transparência e confiança», refere.

A Crédito y Caución, por seu lado, apresenta uma nova apólice para microempresas e startups. «O tecido empresarial português é também constituído por um grande número de microempresas, para as quais a oferta de produtos de seguro de crédito era até agora praticamente inexistente ou quase inacessível. Segundo a última análise sectorial da indústria têxtil e vestuário realizada pelo Banco de Portugal, 59% das empresas deste sector industrial são microempresas», aponta Manuel Barbosa, diretor da sucursal do Porto da Crédito y Caución no suplemento Créditos Assegurados. A apólice START tem, por isso, como objetivo «proteger as operações comerciais a crédito das microempresas», mantendo «os mesmos critérios de rigor, eficiência e serviço», explica.

A empresa – que, segundo afirma, lidera o mercado ibérico no ramo de seguros de crédito e caução e tem uma quota do mercado mundial de 24% – tem ainda um novo conceito de gestão de seguros de crédito, batizado CYCRED Home, que «integra numa única plataforma todas as ferramentas de gestão de risco e prospeção comercial» desenvolvidas pela Crédito y Caución. Além de tornar as pesquisas mais rápidas, a plataforma, revela Manuel Barbosa, permite ainda identificar e localizar «gratuitamente novos potenciais clientes para os seus produtos em mercados tão importantes como o espanhol».

Soluções para conhecer mais a fundo no suplemento Créditos Assegurados, publicado na edição de julho/agosto do Jornal Têxtil.