Início Destaques

Novo epicentro de moda e lifestyle em Frankfurt

A partir do verão de 2021, Frankfurt assume-se como centro de moda e lifestyle do futuro, depois da Messe Frankfurt e do Premium Group terem unido forças para lançar a Frankfurt Fashion Week. A digitalização e a sustentabilidade serão os temas de ordem na estreia do novo epicentro da moda internacional.

Frankfurt am Main

A Messe Frankfurt e o Premium Group criaram um novo ecossistema para conferências, feiras, desfiles e eventos destinados tanto para profissionais como para consumidores. Frankfurt e o estado alemão Hesse serão o palco da iniciativa já agendada para a estação quente do próximo ano.

A ideia de uma semana de moda em Frankfurt tornar-se-á realidade com a sustentabilidade e a digitalização a traçarem os temas inaugurais da iniciativa, que não só desvendará as tendências da indústria como também será sinónimo de oportunidades de negócio. «Isto vai transformar o centro financeiro de Frankfurt num novo ponto acesso para a moda e lifestyle internacional e vai criar uma nova metrópole internacional de moda. Organizar uma Semana de Moda em Frankfurt representa uma oportunidade económica única para a cidade de Frankfurt am Main. Estamos à espera de efeitos positivos e gerar mais de 200 milhões de euros por ano para a nossa região e cidade natal», afirmou Peter Feldmann, prefeito de Frankfurt am Main, em conferência de imprensa onde destacou o contributo deste projeto para diversos sectores, como é o caso da hotelaria. «A Frankfurt Fashion Week vai também aumentar a atratividade como ponto de moda internacional. Vamos transmitir a temática da moda e do design para o resto da cidade e complementar com os nossos próprios eventos», apontou.

Peter Feldmann

A cidade conhecida por ser o centro financeiro e de transportes da Alemanha estará também pronta para se converter no epicentro da moda internacional. «Assegurar este evento único em Frankfurt am Main é uma grande oportunidade para fortalecer a nossa imagem a nível nacional e também internacional. Nos próximos anos, a cidade está preparada para proporcionar os fundos necessários para mostrar às pessoas, de perto ou de longe, que Frankfurt tem o que é preciso para receber uma semana de moda. Juntamente com o estado de Hesse e a Messe Frankfurt, nós, a cidade de Frankfurt, queremos realmente que a Frankfurt Fashion Week comece bem e faça da cidade o ponto principal de moda na Alemanha. Vamos contribuir para isso», garantiu Uwe Becker, vice-prefeito de Frankfurt e detentor da carteira de tesouraria na cidade.

«Um conceito diferente de tudo que já vimos»

Os negócios, a cultura e a arte são alguns dos mais muitos universos que coexistem dentro da cidade de Frankfurt, que pretende agora abrir horizontes com uma nova área, dado a amplitude internacional do estado de Hesse, que, de acordo com Tarek Al-Wazir, Ministro de Economia, Energia, Transportes e Desenvolvimento Regional de Hessen, possui 6,2 milhões de habitantes, um terço dois quais tem origem estrangeira, o que torna a moda «diversa e individual».

A par da sustentabilidade, o Ministro destacou ainda a importância deste projeto para alavancar a economia depois do impacto causado pela pandemia do novo coronavírus nesta indústria em específico. «O estado de Hesse está comprometido com práticas comerciais sustentáveis, conservação de recursos e a proteção do clima. Promover as indústrias criativas tem sido um dos objetivos da política económica de Hesse há anos. E como a Frankfurt Fashion Week fez da sustentabilidade um tema abrangente, é também um ponto a favor nessa perspetiva. Não podia haver melhor enquadramento para Frankfurt e para o estado de Hesse», destacou Tarek Al-Wazir.

Tarek Al-Wazir

Numa perspetiva de negócio, um dos pontos de atração para a Frankfurt Fashion Week é a concretização de alguns dos maiores certames na cidade, como é o caso da Premium, a plataforma de negócios mais relevante de menswear e womenswear, a Seek, uma das feiras mais progressistas da moda contemporânea, e a Neonyt, principal centro para a moda sustentável. Juntamente com as conferências Fashionsustain e Fashiontech, todas vão deixar a capital alemã para se realocarem em Frankfurt. «Cinco plataformas, três feiras, duas conferências, mais de 2000 designers, marcas e empresas de moda – a Frankfurt Fashion Week vai torna-se um destino extremamente apelativo e relevante para os negócios internacionais de moda. Acreditamos num conceito de semana de moda física diferente de tudo que já vimos antes. A Frankfurt Fashion Week vai permitir-nos aproveitar totalmente os nossos pontos fortes obtidos nas mais de 50 feiras têxteis em todo o mundo. Isso vai criar novas sinergias em toda a cadeia de aprovisionamento», explicou Detlef Braun, membro do Conselho Executivo da Messe Frankfurt.

O novo conceito vai aliar a criatividade de Frankfurt com a comunidade internacional de moda num formato que será palco para relações comerciais «duradouras». «A Frankfurt Fashion Week abrange propositadamente uma comunidade de moda e lifestyle com uma visão do futuro e digital. B2B, B2C, B2P, P2P, todos os caminhos estão abertos. Uma síntese de moda, lifestyle, inovações digitais e sustentabilidade só pode resultar em algo novo e inesperado. E esse é exatamente o nosso objetivo», resumiu Anita Tillamnn, sócia-gerente do Premium Group.

Nova tecnologia e sustentabilidade aplicada

Segundo o comunicado, «revelar o inesperado» é a expressão que melhor promete descrever o evento que reúne moda, design, sustentabilidade e tecnologia, demonstrando o que já é possível fazer na atualidade. Deste modo, a sustentabilidade aplicada e a digitalização aplicada são os tópicos estratégicos que alicerçam o evento, tornando os produtos, coleções e modelos de negócio inovadores e mais sustentáveis acessíveis ao mercado geral.

Detlef Braun

Em simultâneo, a Frankfurt Fashion Week pretende também promover a interconexão voltada para o futuro da moda e tecnologia como parte da realidade digital. Com feiras líderes internacionais como a Techtextil, a Texprocess e a Texworld e mais de 50 feiras têxteis em todo o mundo, a Texpertise Network «vai criar novas sinergias para interligar de forma mais sustentável as relações comerciais na cadeia de aprovisionamento têxtil».