Início Arquivo

Novo forum da inovação e da alta tecnologia

AVANTEX – Fórum Internacional das futuras tendências nos têxteis e tecnologia, que terá lugar de 27 a 29 de Novembro em Frankfurt, tem como objectivo ser um Fórum internacional de inovação para a têxtil e vestuário de alta tecnologia e futuras tendências nas tecnologias têxteis, incluindo três componentes: a feira internacional, o simpósio Internacional e a feira virtual.

A feira tem como posicionamento a criação de uma nova plataforma de comunicação para todas as etapas do processo têxtil, a gestão da inovação e transferência de conhecimento e os novos desenvolvimentos e futuras tendências nas áreas de aplicação estilo de vida, moda, função, desportos activos, vestuário exterior e profissional, tecnologias, produtos, ideias e estratégias inovadoras. Esta feira internacional tem como expositores alvo, institutos internacionais de investigação, empresas orientadas para a inovação nos campos das fibras, fios, tecnologia têxtil, tecidos, confecção (vestuário de alta tecnologia), comércio têxtil e especialistas em marketing, e como visitantes alvo, executivos, gestores de marketing, provenientes de todos os ramos ligados à indústria têxtil e vestuário.

O fórum Avantex destina-se essencialmente à informação nas áreas de investigação e desenvolvimento, da tecnologia têxtil, fibras, fios, tecidos, tecnologia de confecção, vestuário de alta tecnologia, comércio e serviços ligados à indústria têxtil.

Têxteis inovadores e vestuário funcional de alta tecnologia serão os temas chave da nova feira Avantex – anunciou a gestora da Avantex, Isa Hoffman, na sua primeira declaração na apresentação à indústria têxtil europeia. Ao mesmo tempo, comentou que o interesse no evento tem ultrapassado as expectativas da Messe Frankfurt.

Ligada à feira Avantex está também planeado um simpósio internacional de 2 dias, estando já inscritas cerca de 130 participações provenientes de países europeus, EUA e Japão.

Destas participações, constata-se já que os tópicos vestuário e têxteis de alta tecnologia parecem estar entre os temas chave que dominarão o simpósio.

Sem dúvida, a utilização da alta tecnologia no vestuário abre perspectivas notáveis. O objectivo da feira e do simpósio Avantex é introduzir estas possibilidades a uma base alargada de potenciais empresários dos mais variados sectores tendo em conto os vários sectores presentes na feira: investigação/desenvolvimento, tecnologia têxtil, fibras, fios, produtos tecidos, produtos acabados, tecnologia na confecção, vestuário de alta tecnologia, comércio têxtil, e serviços.

Grande parte do programa do 1º simpósio internacional Avantex será dedicado às novas tecnologias no desenvolvimento e produção de vestuário. A Comissão Consultiva Cientifica acabou de anunciar que se pode esperar ver algumas inovações revolucionárias. As principais abordagens do simpósio internacional Avantex vão para os desenvolvimentos no sector têxtil e vestuário da alta tecnologia e na engenharia de moda. Na área de desenvolvimento de produtos, parece que a integração virtual da cadeia de fornecimentos dos têxteis e vestuário será de grande interesse. Espera-se que a integração virtual simule inovações significantes.

O tópico da alfaiataria industrial – produção para cliente especifico – será também discutido em pormenor. Neste contexto, será apresentado um relatório baseado num estudo piloto, que será completado no final do ano, investigando requisitos técnicos especiais do processo de fabricação. É de crer que os resultados de um estudo sobre as redes estratégicas para o marketing da alfaiataria industrial desperte muito interesse.

No simpósio internacional da Avantex, outras áreas chave no segmento do pronto-a-vestir serão apresentadas como por exemplo a apresentação das novas tecnologias de confecção mais optimizadas, entre as quais: novos sistemas de medida, preparação e construção de postos de trabalho electrónicos, corte CAD, sistemas automáticos de transporte, postos de trabalho de confecção com sistemas automáticos de confecção, postos de trabalho de prensagem/estampagem.

Paralelamente às intervenções, está planeada uma demonstração de como será no futuro o funcionamento de uma linha de produção completa na área de confecção. Os engenheiros que desenvolvem estas novas tecnologias vêem-nas como meios de manter a produção lucrativa nos países de salários elevados. Ao mesmo tempo conseguem-se significativas reduções nos prazos de entrega, tornando possível introduzir as últimas tendências mais rapidamente e fornecê-las ao comércio a retalho.

Para concluir, serão também discutidas as novas perspectivas para as redes inovadoras que abrangem toda a cadeia de valor no vestuário de alta tecnologia.