Início Arquivo

Novo pedido de salvaguarda em análise nos EUA

O Governo norte-americano, pela voz do CITA (Committee for the Implementation of Textile Agreements) decidiu considerar avaliar o pedido de salvaguarda sobre as importações de fios de algodão penteado (categoria 301 OTEXA) com origem na China. O pedido de salvaguarda foi apresentado no dia 27 de Outubro, através da acção conjunta daAmerican Manufacturing Trade Action Coalition, doNational Council of Textile Organizations e daNational Textile Association. Esta acção surge no âmbito de um total de dez pedidos de salvaguarda planeados apresentar pelas associações têxteis norte-americanas até ao final do ano (vernotícia no PT).

A partir deste momento, foi iniciado o período de 30 dias para consulta pública, seguido de um período de 60 dias no qual o CITA vai decidir se as importações de fios de algodão penteados com origem na China representam efectivamente uma ameaça para o mercado dos EUA.

Se o CITA determinar que as importações chinesas na categoria 301 são uma ameaça real para o mercado norte-americano, vai apresentar o pedido de negociações com a China de forma a evitar a eventual ruptura do mercado. A partir da data em que os pedidos de negociação forem formalizados, será aplicada uma quota para limitar as importações de fio de algodão penteado com origem na China.