Início Destaques

Novo recorde luso na Ispo

A feira dedicada ao universo do desporto, que decorre de 24 a 27 de janeiro, conta nesta edição com 40 expositores portugueses, prontos a mostrar ao mundo as suas propostas de têxteis, acessórios, vestuário e diversos tipos de equipamentos para a prática de atividade física.

«A Ispo Munich 2016 abre as suas portas já no próximo domingo, dia 24 de janeiro, e conta com um novo número recorde de participação portuguesa: estarão presentes em Munique 40 empresas lusas, comparado com as 30 empresas na última edição», destaca Tânia Barros, representante da Ispo em Portugal. «A maior feira mundial de desporto esgota de novo a sua área de exposição por completo, sendo as empresas portuguesas responsáveis por uma área total de 730 m2, um aumento de 35% face ao ano anterior», acrescenta.

A Associação Selectiva Moda (ASM), em conjunto com o Citeve, organiza pela primeira vez, além da já habitual ilha com 256 m2 no pavilhão têxtil, uma segunda ilha, apoiando no total 25 empresas., algumas das quais em estreia, como é o caso da MyLeggscompression. «Pretendemos marcar presença na Ispo para divulgar, mostrar e promover os nossos produtos nesta área para a atividade física e potenciar a internacionalização da marca. Iremos apresentar a nossa gama de produtos, tais como: perneiras de compressão técnicas, meias altas, coquetes e manguitos. Todos os produtos melhoram a energia, performance, recuperação e proteção do atleta», destaca, no comunicado enviado pela ASM, Isabel Martelo, responsável da empresa.

Pela primeira vez está também a marca de vestuário de fitness Botton. «A participação da Botton na Ispo visa a apresentação da marca ao mercado internacional de desporto e, com isso, a ampliação da quota de mercado», indica no mesmo comunicado Alexandra Bacelar.

A especialista em malhas Tintex faz igualmente a sua primeira incursão na Ispo Munich. «Estamos expectantes de que esta será uma participação bem-sucedida, no sentido em que incrementaremos o contacto com novos potenciais clientes que serão o veículo para, a médio prazo, a empresa atingir os objetivos de crescimento projetados – em volume e valor – pela administração, quer para o segmento de têxteis funcionais/ técnicos, quer para as novas tecnologias instaladas», afirma ao Portugal Têxtil Elsa Parente, diretora comercial da Tintex.

Para além da apresentação dos produtos novos, a A. Sampaio & Filhos, presença habitual, destaca ainda o desenvolvimento da rede de contactos mesmo entre expositores. «Esta feira permite que haja uma interação, que visitemos e que façamos networking com as marcas que lá estão a expor. Vamos por isso, uma vez mais, com grandes expectativas», confessa Miguel Mendes, responsável de vendas e inovação.

Portugal estará ainda em destaque no Ispo Textrends Forum, onde várias empresas portuguesas têm produtos selecionados e até distinguidos como “best product” (ver Tintex soma prémios).

No total, a Ispo Munich acolhe durante os quatro dias mais de 2.600 expositores de 50 países, distribuídos por uma área de 180 mil metros quadrados. A importância da feira tem vindo a aumentar, com a edição de 2016 a contar com mais 60 expositores do que a de 2015. Além disso, diversas personalidades têm já presença confirmada, incluindo o Ministro do Desenvolvimento e Cooperação Económica da Alemanha, Gerd

Müller, que no dia 25 de janeiro, às 13h30, irá participar num painel sobre o desenvolvimento da Partnership for Sustainable Textiles – uma aliança que junta atualmente 173 empresas e marcas, incluindo o Grupo Adidas, a C&A, a Esprit e a H&M, e que tem como objetivo melhorar cadeia de aprovisionamento têxtil em termos sociais, ecológicos e económicos.

No dia seguinte será a vez de Andrus Ansip, vice-presidente da Comissão Europeia, participar num diálogo com cidadãos sobre o tópico “Como é que a Europa fica em forma para a era digital?”.

A patinadora de velocidade Claudia Pechstein, várias vezes campeã olímpica, dará uma conferência de imprensa no primeiro dia da Ispo Munich e Gerlinde Kaltenbrunner, a primeira mulher a escalar as catorze montanhas acima dos oito mil metros sem recurso a oxigénio, irá receber, no dia 26 de janeiro, o prémio Ispo Cup, atribuído à celebridade do desporto do ano.