Início Notícias Moda

Nuno Gama entre os melhores do ano

A apresentação da coleção “Lusíadas I” de Nuno Gama está nomeada aos prémios internacionais Fashion Net Awards 2016, na categoria “desfile do ano”, rivalizando assim com as passerelles da Moschino, da Saint Laurent Couture ou da Balmain x H&M.

Nuno Gama integra a lista graças ao desfile da coleção “Lusíadas I”, dedicada ao outono-inverno 2015/2016, que decorreu em março de 2015.

Na passerelle da 44ª edição da ModaLisboa, Nuno Gama apresentou propostas que dialogavam com o poeta-maior Luís Vaz de Camões – o desfile contou com aves de rapina, um ator vestido de Camões e a habitual Cruz de Portugal. A apresentação reconhecida pela Fashion Net terminou com o Hino de Portugal, cantado com todos os modelos na passerelle e parte da plateia de mão no peito.

A lista de nomeados foi divulgada na passada sexta-feira na Fashion Net, plataforma norte-americana lançada em 1995. Os prémios foram criados no ano passado, coincidindo com o 20º aniversário do website, a fim de reconhecer excelência e a visão na indústria.

O ano de 2016 tem sido, de resto, particularmente feliz para Nuno Gama, que comemorou este ano o seu 50º aniversário e assinalou a 50ª coleção com um evento solidário no Casino Estoril.

Já na mais recente edição da ModaLisboa, para a primavera-verão 2017, o designer voltou a levar a moda para a rua – e democratizou-a, com um desfile aberto ao público –, surpreendendo com uma grandiosa apresentação no Museu das Galeotas, em Belém, que se prolongou até à Praça do Império. Este desfile assinalou ainda os 30 anos de carreira de Nuno Gama.

Em mais uma prova de superação, amanhã, dia 9 de novembro, o criador de moda apresentará a nova coleção Nuno Gama Sport. Concebida «para melhorar a performance da capacidade física», a Nuno Gama Sport usa fibras naturais como o algodão, mas com acabamentos tecnológicos, «funcionais para corpos orgulhosamente poderosos, ágeis e estéticos», revela a marca em comunicado.

A concurso nos Fashion Net Awards 2016 estão ainda as categorias “designer de moda do ano”, onde constam Marc Jacobs e Rick Owens; “marca do ano”, que inclui casas como a Balenciaga e a Gucci; “revista do ano”, que lista publicações como a Re Edition e a Fucking Young; “fotógrafo do ano”, na qual constam os conhecidos David Sims e Glen Luchford e “modelo feminina do ano”, que inclui os rostos de Lily-Rose Depp e Stella Tennant.

Os nomeados foram selecionados por membros da International Academy of Fashion Arts and Sciences e os vencedores, que são conhecidos em dezembro, serão também escolhidos por elementos daquela Academia.