Início Notícias Marcas

O alcance de Benedita Formosinho

Em processo de expansão, a marca da designer Benedita Formosinho conquistou recentemente o mercado italiano. A coleção “Timeless” abre agora horizontes para a insígnia chegar a mais pessoas, dentro e fora de Portugal, mantendo o caminho de sustentabilidade que tem vindo a percorrer.

«Ética e intemporal» são alguns dos conceitos com que a marca da designer Benedita Formosinho se apresenta. Com o nome da criadora a preencher as etiquetas, a marca destina-se para o público feminino que valoriza detalhes e o trabalho manual. «Quando estou a criar as minhas coleções procuro desenhar para todas as mulheres, pensar em todas as características e fisionomias. Acabo por me direcionar para uma mulher que aprecia um estilo confortável, elegante, singular e feminino. Uma mulher que valoriza peças feitas à mão, com cuidado, e detalhes especiais», afirma Benedita Formosinho.

O percurso da designer passou pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e, depois de várias experiências em contacto com o mundo da moda, a vontade de ter uma marca própria tornou-se cada vez mais premente.

Benedita Formosinho

«Após a minha licenciatura, o estágio no atelier do designer Ricardo Preto, colaborações com outras marcas portuguesas e a presença em eventos enquanto jovem criadora, fui desenvolvendo e amadurecendo a ideia de criar a minha própria marca. Era algo que queria concretizar, poder dar vida às minha ideias e construir um conceito em que acredito», conta Benedita Formosinho ao Portugal Têxtil.

O design, aliado aos detalhes presentes nos artigos, conferem à marca o fator que lhe permite distinguir-se no mercado. «É o cuidado com os detalhes e o “feito à mão” na criação de peças com um design inovador, aliando os materiais e os ofícios tradicionais, com o trabalho de autor e a criação de peças únicas feitas em tear manual a partir dos desperdícios da nossa produção», explica a designer.

A marca, que pretende promover o conceito de sustentabilidade numa produção feita a partir de Portugal, tem o cuidado de fazer uma seleção de alguns materiais naturais para a confeção das peças.

«Além dos materiais naturais e autóctones do nosso país como o burel e a manta alentejana, o fio de lã, o junco e o bunho, utilizamos maioritariamente materiais produzidos em Portugal como o algodão, o cupro e o linho. Trabalhamos em estreita colaboração com a ancestral Fábrica Alentejana de Lanifícios em Reguengos de Monsaraz. Nos acessórios, estabelecemos parcerias com artesãos portugueses», destaca Benedita Formosinho.

Produção e lançamento

É em Setúbal, no atelier da designer, que abriu portas há um ano e meio, que se dá vida à criação e produção das peças da marca.

«Toda a nossa produção começou por ser feita por nós no nosso atelier com a ajuda de duas costureiras. Atualmente, recorremos à produção de peças em fábricas portuguesas, uma no Norte de Portugal e outra em Setúbal, sendo que algumas das peças continuam ainda a ser produzidas no nosso atelier», revela a designer.

O lançamento da nova coleção “Timeless” segue uma linha sustentável ao disponibilizar peças fáceis de conjugar e de alta duração que vão de encontro aos padrões da marca. «A coleção surge para reforçar este conceito e demonstrar a importância de termos peças intemporais pelo design e pela qualidade. Desenvolvemos uma pequena coleção de peças basilares para promover o comportamento sustentável», justifica.

Alcance e visibilidade

Apesar da marca não existir há muito tempo, as peças já estão disponíveis em várias lojas físicas e plataformas online. «Para além do nosso atelier em Setúbal e site online, as nossas peças estão disponíveis em Lisboa, nas lojas Wetani e Icon, em Lagos, na loja Casa Mãe, em Aveiro, na loja Cais à Porta, no Porto, nas lojas Flores concept store e Scar-id, e, em Itália, na loja La Camera Incantata, em Turim, e ainda no site ivalo.com», enumera.

Esta entrada recente em Itália vem somar-se a outros mercados, nomeadamente a Finlândia, para onde são enviadas a maior parte das vendas internacionais.

Um dos próximos objetivos da marca é ganhar visibilidade. Para isso, a estratégia passa por recorrer às redes sociais, jornais, revistas, eventos de exposição, mercados locais e também aos influenciadores digitais. Nomes como Olívia Ortiz, Joana Vaz e Catariana Mira já constam na lista das “it girls” da Benedita Formosinho. «Dar a conhecer a marca e o seu conceito a mais pessoas, afirmando cada vez mais a essência da marca. Participar em feiras internacionais, estabelecer novas parcerias e posicionar a marca fora do país», resume.