Início Notícias Moda

O lado solidário do Modatex

Nas salas de aula do Modatex, a solidariedade faz parte dos sumários e, hoje, dia 12 de dezembro, a sede do Porto recebe uma Feira Solidária destinada a apoiar a Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.

A iniciativa insere-se no conjunto de atividades de responsabilidade social desenvolvido nos últimos anos pela instituição de ensino, que em 2016 já contribuiu também para a causa da Amar 21 – Associação de Apoio à Trissomia 21 e do IX Hospital do Faz de Conta, entre outras. «Ao longo dos últimos anos, no âmbito da sua política de responsabilidade social, o Modatex tem apoiado diferentes projetos de solidariedade social», afirma a diretora Sónia Pinto ao Portugal Têxtil, apontando iniciativas como a angariação de fundos, a disponibilização de recursos humanos e físicos ou a participação ativa dos alunos em atividades como o IX Hospital do Faz de Conta, em abril último.

Decorrido na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, o IX Hospital do Faz de Conta, que contou com a participação da extensão de Pinhel do Modatex, através da Ação de Costura Industrial – Aprofundamento, deu o seu contributo através da confeção de um traje. Mais recentemente, através do seu polo de Barcelos, o Modatex apoiou a Amar 21 – Associação de Apoio à Trissomia 21, associação que a qual já tem vindo a colaborar nos últimos anos. Esta última ação contribuiu para que a sede da Amar 21 tenha decorações alusivas ao Natal que são, também, uma forma de estimular física e cognitivamente as crianças ligadas à associação.

Neste âmbito, no passado dia 1 de dezembro foram entregues à Amar 21 um pinheiro de Natal para ornamentar a sede e um Calendário do Advento. As duas peças foram elaboradas pelos formandos do polo de Barcelos. Os materiais para a elaboração dos trabalhos, nomeadamente tecidos, enchimentos, tubos de malhas, entre outros, foram recolhidos numa onda solidária de empresas têxteis do concelho de Barcelos – Chasco Jeans, Consifex – Malhas e Confecções, Miguel Confecções, Pedrosa & Rodrigues, Scripta Code e a Vipaltex – Malhas e Confecções.

Já a Feira Solidária, que tomou conta da sede do Modatex no Porto no passado dia 7, volta hoje a chamar a atenção da comunidade para a causa da Acreditar.  A iniciativa decorre no auditório do Modatex, entre as 10h00 e as 15h45, «sendo uma excelente oportunidade para adquirir presentes de Natal, contribuindo simultaneamente para uma causa solidária», sublinha Sónia Pinto.

Serão vendidos artigos confecionados pelos formandos do Modatex, bem como algumas peças enviadas por empresas, sendo que todas as receitas serão entregues à Acreditar, para que «esta associação possa apoiar as crianças com doença oncológica e as suas famílias», explica a diretora do Modatex ao Portugal Têxtil.