Início Notícias Marcas

O legado de Virgil Abloh

Firme defensor da igualdade de género e racial, Virgil Abloh fundou a Off-White em 2013 e, cinco anos depois, foi nomeado diretor criativo das coleções masculinas da Louis Vuitton. O designer parte aos 41 anos, mas deixa um legado na moda, sobretudo por ter elevado o streetwear a luxo.

[©AFP/Anne-Christine Poujoulat]

O mundo ficou em choque, ontem, com o anúncio feito pelo grupo LVMH, que detém a Louis Vuitton, sobre a morte Virgil Abloh, que lutava há dois anos contra um angiossarcoma cardíaco – um cancro raro e agressivo – de forma privada.

No Instagram do LVMH, o presidente do grupo, Bernard Arnault, escreveu: «Estamos todos chocados com esta terrível notícia. Virgil não era apenas um génio e um visionário, era também um homem com uma grande alma e muita sabedoria».

Também a família deixou o seu pesar, através da conta oficial do diretor criativo: «Estamos devastados por anunciar a morte do nosso adorado Virgil Abloh, pai, marido, filho, irmão e amigo dedicado (…). Durante mais de dois anos, Virgil lutou corajosamente contra uma forma rara e agressiva de cancro, um angiossarcoma cardíaco. Escolheu suportar esta batalha em privado desde o seu diagnóstico em 2019, passando por inúmeros tratamentos desafiantes, tudo isto enquanto coordenava várias instituições».

As redes sociais foram inundadas com mensagens emocionadas de várias personalidades do mundo da moda.

O designer Kim Jones, diretor criativo da Dior Homme e da Fendi – e antecessor de Virgil Abloh na Louis Vuitton –, prestou homenagem no Instagram a «uma das pessoas mais simpáticas que se poderia conhecer»

«Sentiremos profundamente a sua falta, embora a sua visão viva através dos caminhos que trilhou ao longo da sua carreira», afirmou, por sua vez, a Gucci, detida pelo grupo rival Kering.

Louis Vuitton primavera-verão 2022 [©Louis Vuitton]
Já Alexandre Arnault, vice-presidente da Tiffany e filho de Bernard Arnaut, afirmou no Instagram que «Virgil Abloh foi a essência da criatividade moderna».

Filho de imigrantes ganeses, Virgil Abloh nasceu a 30 de setembro de 1980, em Rockford, cidade dos arredores de Chicago, nos EUA. O fã de hip-hop começou a ser DJ no liceu antes de se licenciar em engenharia civil na Universidade de Wisconsin e, posteriormente, em arquitetura no Instituto de Tecnologia de Illinois.

No início dos anos 2000, tornou-se consultor de arte para Kanye West, aconselhando o músico nas capas dos discos e na conceção de cenários de concertos.

Em 2012, criou a sua primeira marca, a Pyrex Vision. Um ano depois nasceu a Off-White, uma marca de streetwear de luxo que foi comprada em julho último pela LVMH.

O rei do streetwear de luxo foi distinguido em 2017 e 2018 com o prestigioso prémio “Urban Luxe” dos British Fashion Awards.