Início Arquivo

O luminoso universo das fibras Angelina

Fundada em 1934 e com sede em Bernardsville (EUA), a empresa Meadowbrook Inventions desenvolveu umas das mais inovadoras fibras da actualidade – as fibras Angelina, caracterizadas por conferir um efeito luminescente aos materiais, às formas, às cores e às texturas.

Nas suas propostas para o Outono-Inverno 05/06 e para a Primavera 2006, observa-se um especial destaque para os tecidos que incorporam luz. As fibras Angelina animam os tecidos com interferências luminosas que se dispersam pela superfície e criam inesperados reflexos iridescentes de uma forma impossível para os fios metálicos de filamentos contínuos.

As fibras Angelina encontram-se disponíveis em poliéster holográfico, poliamida e metal de alumínio numa vasta gama de cores, diferentes títulos e comprimentos de fibra. Estas fibras apresentam um toque suave podem ser fiadas em fios bastante finos, fluidos e delicados, apropriados para tecidos e malhas de jogo fino. Além do mais, as fibras Angelina conferem uma subtil luz e cor que originam tecidos de aspecto luxuoso e de grande beleza.

«O toque macio desta fibras é deveras surpreendente e a sua gama de possibilidades para criar tecidos e malhas é infinita», afirma Roberta Ruschmann, vice-presidente da Meadowbrook Inventions.

A empresa oferece ainda uma gama de fibras com tonalidades cintilantes para fundirem-se com o calor e criarem uma luminescente rede de fibras com mudança de forma e cor. Os tecidos resultantes podem ser aplicados em decoração e bordados, e a gama de cores é simultaneamente iridescente e fluorescente.

De acordo com as tendências da próxima estação, destacam as fibras luminosas de alumínio e cobre para aplicação em fios de moda, tecidos e não-tecidos. As fibras de alumínio oferecem uma surpreendente paleta de cores, com aparência de metal resplandecente e toque macio, em fios de alumínio brilhantes com aspecto delicadamente descolorido e com propriedades anti-estáticas e anti-stress.

As fibras de cobre proporcionam um conforto inigualável ao portador. «O cobre é um elemento essencial para a saúde graças às suas propriedades anti-inflamatórias, anti-bacterianas e anti-fúngicas. Quando está em contacto com a pele, o cobre actua ainda como nutriente e reafirmante», explica Roberta Ruschmann.