Início Destaques

O mundo plano

Itália e os EUA estiveram em foco na primeira conferência “Feiras de vestuário e moda no mundo”, onde foi ainda apresentado o projeto de internacionalização conjunto do CENIT que conta com mais do que apenas a presença em feiras internacionais para apoiar a indústria portuguesa da moda a vender ainda mais lá fora.

O potencial dos dois mercados foi explorado na conferência, que contou com o CEO da Pitti Immagine, Rafaelo Napoleone, e com os representantes das feiras americanas do UBM Group, que inclui a MRket e a Project, Leslie Gallin, Lizette Chin e Coleman Mcccartan. Os consumidores, a apresentação em feira e as oportunidades para as empresas portuguesas de moda são alguns dos tópicos que pode ficar a conhecer na edição de novembro do Jornal Têxtil, que apresenta ainda o projeto de internacionalização conjunto do CENIT.

Os mercados externos estão, de resto, permanentemente na mira das empresas portuguesas, que continuam a investir em capacidade produtiva, inovação e na internacionalização. Nesta edição do Jornal Têxtil, Serafim, Maria de Lurdes e Lurdes Fernandes revelam, em entrevista, o segredo do sucesso da Solinhas, que nos últimos 30 anos se tornou numa referência em linhas de costura, enquanto João Pereira conta como a Leiper está a alargar as valências tecnológicas e a conquistar novos clientes numa estratégia de expansão internacional sem precedentes para a produtora de têxteis-lar.

A aposta na internacionalização é igualmente a mais recente aventura do grupo Fernando Valente, que criou a empresa Island Cosmos exclusivamente para vender mais malhas a clientes estrangeiros, assim como da Marjomotex, uma empresa de confeção que está a dar os primeiros passos em feiras internacionais. No caso da Modelmalhas, a coleção própria e a qualidade do serviço têm garantido um leque de clientes fiel e a Nordstark está a levar as características do vestuário de performance que confeciona para a moda, capitalizando a tendência do athleisure.

Descubra ainda os tecidos de cortiça da Sedacor, que estão a atrair as atenções e a garantir a sua presença na passerelle e na decoração, e espreite as propostas para a próxima estação quente que os criadores consagrados, os novos talentos e as marcas da indústria de vestuário apresentaram no Portugal Fashion.

Acompanhe-nos ainda na exposição que revela o percurso de inovação que moldou o presente e o futuro da ERT e prepare-se para uma indústria mais “verde” com o novo projeto de I&D da Universidade do Minho, batizado Fibrenamics Green.

Falamos ainda com Ricardo Preto sobre os novos projetos do designer que está a conquistar o mercado filipino e damos a conhecer a história da Clicking Fashion, uma empresa de Marrocos que tem uma “Coco sem Chanel” à frente dos seus destinos.

Fazemos ainda o balanço das feiras parisienses Texworld e Apparel Sourcing, revelamos os dados mais recentes do mercado nas nossas páginas de conjuntura e os novos desenvolvimentos internacionais, quer os que estão a ajudar a combater doenças cardiovasculares em mulheres, quer aqueles que trazem trunfos na manga para oferecer novas experiências aos consumidores.

Tudo isto e muito mais numa edição recheada com as notícias que fazem a indústria têxtil e vestuário em Portugal e no mundo. Se ainda não é assinante, não espere pelo final do ano e faça já a sua subscrição do Jornal Têxtil (aqui) para receber, todos os meses, o seu Jornal Têxtil.