Início Notícias Marcas

O novo denim sustentável da Just.O

Há uma nova marca de denim premium no mercado português, a Just.O, criada pelo grupo Just Fashion. Lançada em janeiro, a marca é totalmente produzida em Portugal, tem uma oferta para homem e mulher e aposta na sustentabilidade, de olhos postos no mercado nacional e internacional.

Os modelos propostos pela Just.O têm nome próprio – Laura, Bonnie, Catarina e Cris para os femininos e Mike, Peter e Rod para os masculinos – e variam entre os mais justos aos mais largos, de cintura subida ou com dobras nos tornozelos, nas cores azul, cinzento, preto e caqui.

Pedro Tavares

A primeira coleção da marca criada pelo grupo portuense Just Fashion inclui calças de ganga para homem (as JUST.O, tal como a marca) e para mulher (as My Fair by JUST.O).

«A ideia surgiu há um ano e resulta da leitura do mercado atual do segmento denim», explica Pedro Tavares, administrador do grupo Just Fashion, a empresa de distribuição de marcas internacionais de luxo, que criou assim a sua própria marca. Atualmente, o objetivo é que as linhas propostas «sejam reconhecidas como uma referência no segmento premium», afirma ao Portugal Têxtil.

Ecologia e transparência

Uma marca «feita por pessoas para pessoas e com uma preocupação ambiental, para homens e mulheres que procuram um denim concebido com as melhores matérias-primas e de fit perfeito», resume o empresário. A questão da sustentabilidade está presente na utilização de algodão Candiani, uma empresa italiana que adota métodos mais ecológicos para a produção dos seus tecidos denim, com a certificação BCI (Better Cotton Initiative) e o uso de peles exclusivamente provenientes da cadeia alimentar, assegura a marca.

A Just.O garante ainda acompanhar todos os intervenientes do processo produtivo. «Não há exploração do trabalho infantil, as pessoas têm condições de trabalho justas», sublinha Pedro Tavares.

Neste primeiro ano de atividade, a aposta da Just.O passa pelo mercado nacional e, em 2020, iniciará a distribuição nalguns mercados europeus, adianta o administrador. «O objetivo é que, em três anos, a exportação represente 80% do nosso negócio. No espaço de três anos pretendemos estar em cinco mercados europeus», aponta.

Fundado em 2004 no Porto, o grupo Just Fashion distribui marcas premium de vestuário e acessórios como Elisabetta Franchi, Liu.Jo, Iceplay, Daniele Alessandrini (homem) e Monnalisa (criança), entre outras. O grupo tem ainda seis lojas no Porto. Inicialmente, a marca será apenas vendida na Just, a loja multimarca do grupo inaugurada há um ano na Rua de Ceuta, no Porto. Posteriormente, a distribuição «será alargada a outros pontos de venda», avança o empresário.