Início Notícias Calçado

O novo senhor do calçado

Luís Onofre foi o vencedor das eleições na Apiccaps - Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos. O designer português, conhecido pelo seu calçado de luxo, sucede a Fortunato Frederico na presidência dos destinos da associação.

Pela primeira vez na história da Apiccaps, as eleições, que se realizaram hoje, 21 de abril, contaram com duas listas concorrentes. No confronto entre Luís Onofre e Sérgio Cunha, dono da marca Nobrand, foi o designer que saiu vencedor.

Luís Onofre, apontado como «a escolha natural» pela direção anterior – que foi liderada por Fortunato Frederico, proprietário do grupo Kyaia, que detém a marca Fly London, durante 18 anos – afirmou, no período que antecedeu as eleições, que pretende manter a continuidade no que diz respeito à estratégia do sector. Citado pelo jornal Público, o designer referiu que «não há motivos para grandes mudanças. Tem de haver a continuidade de um trabalho de 30 anos que deu resultados», embora tenha adiantado que «é preciso avançar com o rejuvenescimento da indústria com pessoas novas» e que é essencial garantir «a comunicação direta com as pessoas», que apontou como uma das falhas no trabalho da associação nos últimos anos.

Presença habitual no Portugal Fashion, onde desfila as suas propostas desde 2005, Luís Onofre criou a sua marca própria em 1999, que tem sido usada por nomes como Michelle Obama, Letizia Ortiz e Sara Sampaio. O designer abriu em 2014 uma loja em Lisboa, na Avenida da Liberdade, ano em que foi ainda condecorado pelo Presidente da República com a Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Industrial. Em 2017 prepara-se para abrir um segundo ponto de venda próprio no Porto, na zona do Aviz, na Avenida da Boavista. Além da sua marca própria, Luís Onofre é a terceira geração na condução dos destinos da empresa Conceição Rosa Pereira, fundada em Oliveira de Azeméis, que produz em private label. De acordo com o jornal Expresso, as duas empresas lideradas por Luís Onofre representam um volume de negócios de 8 milhões de euros.

A indústria do calçado conta atualmente com cerca de 1.500 empresas e dá emprego a 39 mil pessoas. Em 2016, registou um aumento de 3,2% das exportações em comparação com o ano anterior, para um valor de 1.923 milhões de euros.