Início Arquivo

O papa do jeans

Todos aqueles que já tiveram a oportunidade de cruzar o caminho de François Girbaud ficaram seduzidos pela sua imaginação fértil. O criador vanguardista é também um conversador nato, com mil e uma histórias para contar. Por isso, colocar no papel 75 das suas histórias sobre a sua extraordinária aventura no mundo têxtil, e principalmente sobre o movimento jeans, não foi uma tarefa difícil. O resultado é um livro extraordinário onde o seu percurso e o percurso da moda denim se fundem num só, com todos os direitos do mesmo revertidos à ALIS (Association locked-in syndrome), porta-bandeira de uma doença rara, caracterizada por uma tetraplegia.

François Girbaud é um criador à parte: mais do que um designer puro, é um inventor. A ele devemos os primeiros jeans stone washed assim como um grande número de modelos de jeans que desempoeiraram o bom velho 5 bolsos. O jeans deslavado seria elevado à categoria de ícone pelos artistas, rapidamente viciados nesta segunda pele.

Se as ideias são essenciais para realizar bons produtos, é ainda necessário tê-las no momento certo. É impreterível sentir o que se passa na rua, e François Girbaud não pára de devolver à rua o que lhe pertence, com uma energia e uma originalidade que lhe são muito próprias. Resta aos mais astutos criadores e marcas captar as futuras correntes da moda e do negócio.