Início Notícias Têxtil

O próximo presidente dos PV Awards é…

John Malkovich! O conhecido ator e designer será, com efeito, o presidente do júri na próxima edição dos PV Awards, os prémios da Première Vision que distinguem os artigos mais criativos e inovadores dos produtores de tecidos e malhas no salão parisiense, que serão entregues no dia 19 de setembro.

O anúncio foi feito hoje pela organização do certame, que destaca que, além da carreira como ator, John Malkovich fundou há seis anos a sua marca própria, sendo responsável de criação de coleções de vestuário de homem que refletem a sua personalidade.

O agora designer é, de resto, um visitante habitual da Première Vision Paris, tendo já sido avistado em stands de alguns produtores portugueses, como por exemplo na Gierlings Velpor.

O júri desta 9.ª edição dos PV Awards é composto por Pillar Ballesteros Arjona, project manager de artigos em couro e acessórios da Loewe, Gel Egger Ceccerelli, coordenadora de desenvolvimento e investigação de materiais da Salvatore Ferragamo, Frances Corner Obe, diretora do London College of Fashion, Béatrice Ferrant, diretora criativa da Rochas, Roy Genty, diretor criativo da Issey Miyake para a Europa, Diane Pernet, fundadora e diretora do Festival ASVOFF, Emily Robson, diretora de tecidos e enobrecimento da Christopher Kane, Jürgen Sailer, designer de vestuário masculino da Dries Van Noten, e os designers Vanessa Schindler e Angelo Tarlazzi.

Os prémios do salão parisiense, que também destacam as melhores criações em pele, terá como novidade em setembro a entrega de um novo galardão – batizado Fashion Smart Creation Prizes – para distinguir a criação de moda responsável em tecido e couro.

«Através do seu programa Smart Creation – uma plataforma de estudo e comunicação –, a Première Vision pretende promover as iniciativas eco-responsáveis dos seus expositores e destacar uma nova geração de valores que criam novas perspetivas estratégicas e vantagens competitivas para toda a cadeia de valor da indústria criativa de moda», explica a organização em comunicado.

No início de setembro, o júri vai reunir-se para selecionar as melhores criações dos expositores presentes na Première Vision Fabrics e na Première Vision Leather, de entre os produtos selecionados dos fóruns de tendências para o outono-inverno 2018/2019.

PV Awards em português

Para os PV Awards já estiveram nomeadas empresas portuguesas, nomeadamente a Riopele e a Teviz by Polopique, em 2014 (ver Première Vision fala português), a Teviz by Polopique e a Vilartex, em 2015 (ver Première Vision abre o jogo), e a Riopele, em 2016 (ver E os vencedores dos PV Awards são…). O júri foi ainda presidido pelo designer português Felipe Oliveira Baptista em 2012 (ver FOB preside PV Awards).

A cada edição, a presença portuguesa na Première Vision Paris tem vindo a ser reforçada. Em fevereiro, marcaram presença 55 empresas (ver Onda tecnológica na Première Vision), distribuídas pelos salões dedicados aos fios (Yarns), tecidos (Fabrics), acessórios (Accessories), couro (Leather) e confeção (Manufacturing).