Início Notícias Tendências

O que se pesquisou no eBay em 2018?

O ano está quase a terminar e os eventos que tiveram um grande impacto nas tendências de moda são, cada vez mais, uma memória distante. É tempo de olhar para o que o foi mais importante nas pesquisas em 2018, de modo a perspetivar o ano que se aproxima, através do Shopping Report do eBay.

Virgil Abloh

Olhando para o Shopping Report do eBay, os retalhistas online referem que «num ano marcado por super-heróis, sapatilhas, o alívio do stress e a marca Supreme, emergiram algumas estatísticas surpreendentes». Inicialmente, ao analisar os seus dados de pesquisa e vendas, o eBay anunciou que 2018 tem sido o ano dos casacos confortáveis, dos calcões de ciclismo, da Supreme, da Champion, de Virgil Abloh e dos Nike Air Max 1/97 Sean Wotherspoon.

LeBron James, Tom Brady e Derek Jeter também estiveram no topo das tendências, enquanto houve um grande regresso do vinil, das scooters elétricas, do controlo automatizado das casas, do amarelo, dos eletrodomésticos SMEG e a Fortnite liderou o mundo dos jogos.

O homem-aranha também foi um dos grandes destaques do ano, a par do príncipe Harry e de Meghan Markle. Os utilizadores do eBay também se focaram noutro Harry (Potter), no Mickey Mouse, na aromaterapia, no cannabidiol (CBD), nos dinossauros, nas bonecas colecionáveis L.O.L. Surprise! e também quiseram conduzir autocaravanas, camiões e automóveis de luxo.

As pesquisas da moda

Celebridades como Rosie Huntington-Whiteley e Kendall Jenner usaram pele falsa, este ano. Deste modo, as vendas do casaco “Teddy Bear” no eBay quase quadruplicaram entre setembro e outubro. Emergiram ainda visuais populares de marcas como a Asos ou a TopShop. Depois de celebridades como Kim Kardashian, Bella Hadid e a Emily Ratajkowski terem sido vistas a usar os calções de ciclismo, as vendas no eBay do produto aumentaram 27%, em menos de 90 dias. No total, 110.000 calções de ciclismo foram vendidos no eBay em 2018.

Rosie Huntington-Whiteley
Kim Kardashian

O padrão animal também foi uma das grandes tendências. Na primeira semana de outubro, foram vendidos, diariamente, 378 produtos com padrão animal. O padrão leopardo ultrapassou a pele de cobra em 10.000 compras, em 60 dias. Também as riscas ultrapassaram a tendência das bolinhas em mais de 18.000 produtos vendidos.

As botas denim conquistaram bastante popularidade em agosto. O eBay contou com um aumento de 107% nas vendas de botas denim de cano alto, num mês, depois de Jennifer Lopez ter usado um par da Versace.

Jennifer Lopez

Outras grandes tendências incluem qualquer produto da marca Champion (as vendas de camisolas da marca aumentaram 76% em 90 dias) e da Supreme (com 30.000 pesquisas diárias). O logotipo da Gucci também foi uma grande atração. Prova disso foram as 126 malas da Gucci vendidas diariamente no eBay e os quase 500 cintos com o logotipo, todos os meses deste ano, o que representa uma pesquisa a cada 20 segundos. As vendas da Dior Saddle Bag aumentaram quase 20% entre julho e agosto, depois da marca francesa ter colocado 100 influencers mundiais e celebridades a relançar a mala no Instagram, em julho, para a estacão outono-inverno. Mas o logo da Frendi também viu renascer a sua popularidade, com 364.813 pesquisas este ano, graças a aprovação de Gigi e Bella Hadid, Priyanka Chopra, Kourtney Kardashian e Olivia Culpo.

Virgil Abloh e a Off-White provaram ser a dupla designer/marca mais popular. O eBay vendeu 38.500 sapatilhas da marca Off-White em 2018. Valores que representam uma venda de cinco pares por hora, numa média de 289 dólares de custo por par. O mais caro é o Off-White x Air Jordan 1 ‘The Ten’, que custa 3.409 dólares.

Nike Air Max 1/97 “Sean Wotherspoon”

No eBay são vendidos diariamente 40.000 pares de sapatilhas para os EUA e meio milhão de Air Jordans, com os Nike Air Max 1/97 Sean Wotherspoon e a parceria Off-White x Converse Chuck Taylor a serem vistas como as grandes tendências colaborativas entre os consumidores. As vendas de sapatilhas de colecionador também não revelaram sinais de abrandamento, com os utilizadores do eBay a comprar cerca de 370 pares de sapatilhas a mais de 250 dólares diariamente.

Numa perspetiva geral, a Nike e a Adidas continuaram a liderar o grupo, com os estilos mais populares a impulsionar as vendas de sapatilhas de coleção. Em 2018, as cinco marcas com mais vendas no eBay foram a Nike, a Adidas, a Jordan, a New Balance e a Vans.

As famílias reais mandam

Ainda no que respeita à moda, o interesse por produtos relacionados com as famílias reais cresceu este ano. A pesquisa por anéis aquamarine aumentou depois do casamento real, em maio, do príncipe Harry e de Meghan Markle, quando a noiva usou o anel. O interesse por anéis com pedras cor-de-rosa também aumentou depois do noivado da princesa Eugenie, em janeiro. Foram vendidos mais de 8.000 anéis Morganite nos 60 dias que se seguiram ao anúncio de noivado.

O eBay também registou mais de 1.200 pesquisas por tiaras a 19 de maio, o dia de casamento de Meghan Markle, um aumento de 72% em relação ao dia anterior. Outras peças inspiradas nas famílias reais, como chapéus fascinators e coroas de flores, registaram um aumento de 47% nas vendas.

Meghan Markle foi realmente o maior foco de atenções no que toca as famílias reais. Depois de a Duquesa de Sussex ter usado gabardines da Martin Grant e da Karen Walker, em outubro, as vendas dos produtos no eBay subiram 44%. De igual modo, as vendas das botas pretas J Crew aumentaram em cerca de 70%, depois de Meghan Markle ter usado as botas pelo tornozelo da marca.

Meghan Markle e Harry

No fim-de-semana do casamento real britânico, em maio, as vendas dos produtos relacionados com Meghan Markle cresceram 47% e as pesquisas dispararam 146%. Houve cerca de cinco vezes mais pesquisas relacionadas com Meghan Markle nos EUA do que no Reino Unido. A Givenchy tornou-se a marca mais pesquisada no dia 19 de maio, enquanto Vivienne Westwood ficou em segundo (Priyanka Chopra usou um vestido Weswood no casamento) e Alexander McQueen (usada por Kate Middleton) ficou em terceiro lugar. Stella McCartney apareceu de seguida, depois de Meghan Markle ter usado um vestido da marca, bem como Oprah Winfrey e Amal Clooney. A marca britânica The Fold também registou um aumento nas pesquisas em 700%, devido ao vestido usado por Pippa Middleton, enquanto as pesquisas pela marca Roksanda subiram 500%, devido à escolha da princesa Beatrice.