Início Arquivo

O Rei dos Geotêxteis

O líder europeu da produção de geossintéticos Polyfelt foi adquirido pela tricentenária especialista em têxteis técnicos Royal Ten Cate (RTC), sedeada na Holanda. Deste modo, a RTC conquista a liderança do mercado mundial dos geotêxteis. Em particular, a fusão dos portfólios de produtos, que são devidamente complementares, consolidará a sua posição na Europa e na Ásia. 

A RTC vai desembolsar 70 milhões de euros pelo negócio, integrando-o nas suas próprias actividades de geossintéticos e, por consequência, fortalecendo a sua posição de líder nos EUA. A transacção deverá ainda ser sujeita à aprovação das autoridades anti-trust mas espera-se que esteja concluída antes do final do corrente ano. Embora não tendo grande influência nos lucros deste ano, vai contribuir para um crescimento gradual a partir de 2006. Os geotêxteis europeus da Polyfelt continuarão sedeados em Linz, na Áustria.

Para além de Lindz, a Polyfelt possui também unidades de produção em Bezons (França) e Kuala Lumpur (Malásia). As suas vendas anuais atingiram os cerca de 90 milhões de euros, para um efectivo de 364 pessoas. Aproximadamente 70% das vendas da empresa são realizadas na Europa. Além do mais, a Polyfelt detém uma quota de 50% na empresa australiana Geofabrics Australasia.

A Polyfelt foi colocada à venda no início de 2005 pela empresa-mãe OMV Refining & Marketing, que considerava as suas actividades como não prioritárias. A sua aquisição representa um importante passo estratégico no processo “compra e cresce”, centrado em 5 áreas centrais da RTC: tecidos de protecção, compósitos aeroespaciais, materiais compósitos anti-balísticos, relva artificial e geossintéticos.

Os geossintéticos englobam um conjunto de produtos tecidos, não-tecidos e grelhas, utilizados principalmente nos sectores da engenharia civil, da agricultura e da construção. A aplicação destes materiais está direccionada particularmente para a protecção dos solos, a drenagem, a separação de substratos e o reforço de diques e barragens.

A RTC já opera nos mercados da Polyfelt através da Ten Cate Nicolon (Europa Ásia e EUA). O sector da relva e tecidos industriais, nos quais actua a Nicolon, registaram um crescimento de 24% no primeiro semestre de 2005. A Polyfelt é não só complementar termos de mercados geográficos como também em matéria de gamas de produtos e bases tecnológicas. A Polyfelt possui umas instalações modernas e tecnologicamente avançadas. Por exemplo, em Março de 2005, a empresa colocou em funcionamento um processo por si patenteado para a produção geotêxteis de alta performance.