Início Arquivo

O sucesso de um projecto

Muito recente, uma vez que foi fundada em 2000, a Aquacolor é uma empresa localizada em Famalicão e dedicada aos serviços de lavandaria e tinturaria. Com o objectivo de dar a conhecer esta empresa, que pretende destacar-se pelas capacidades oferecidas e pelos processos utilizados na procura da vanguarda e da inovação, factores considerados essenciais ao mundo da moda, o Portugal Têxtil falou com Ana Cristina Assis, uma das sócias da empresa.

Portugal Têxtil (PT)- Como começou este projecto empresarial?

Aquacolor (A)- A Aquacolor foi fundada em Janeiro de 2000. Na altura tinha apenas 13 trabalhadores e dedicava-se essencialmente a serviços de lavandaria para mercado interno. Desde o início da sua actividade que foi dada uma grande importância ao desenvolvimento de novos produtos/serviços assim como uma forte aposta na procura de novos clientes. No inicio do ano 2001, a empresa já trabalhava com importantes marcas de exportação e tinha consolidado uma carteira de tinturaria e lavandaria, embora neste ultimo sector se continuasse a trabalhar essencialmente para mercado interno. No ano 2002 a Aquacolor passou pelo processo de acreditação de fornecedores da Levi’s tendo sido realizadas importantes encomendas para este cliente. A empresa tinha na altura cerca de 25 trabalhadores. Nesse ano, a empresa iniciou actividade em novos sectores, nomeadamente no jacto de areia e em gravações laser, o que lhe permitiu aceder a um novo tipo de clientes, mais exigentes, mas também de maior valor acrescentado. No ano 2004 a empresa, já com cerca de 50 trabalhadores concretizou uma parceria com o Grupo Paulo Serra, consolidando definitivamente a sua posição no mercado das gangas mantendo simultaneamente importantes desenvolvimentos e aposta na tinturaria.

Neste momento a empresa tem cerca de 80 trabalhadores, presta serviço no mercado nacional, a marcas como Cheyenne e Carocha, em termos de lavandaria. Continua a prestar serviço de Tinturaria aos seus clientes que trabalham para exportação, por via de uma forte aposta no desenvolvimento do produto.

PT- Qual é, no essencial, a missão da empresa?

A- A empresa tem como missão prestar um serviço total, desde o desenvolvimento de produto à realização da produção, gerando no cliente uma necessidade que se traduz num apoio técnico e comercial constantes.

PT- O que pode determinar o sucesso de um projecto deste género e qual a estratégia adoptada pela Aquacolor nestes anos de actividade?

A- A criação e desenvolvimento de uma equipa coesa, flexível e conhecedora do processo, por essa razão apostamos bastante na formação externa e interna, na criação de um departamento próprio de desenvolvimento do produto e ainda na realização de acções que estendam o conhecimento adquirido às áreas produtivas.

PT- Nestes anos de existência da empresa, que momentos gostaria de destacar?

A- O momento mais difícil coincidiu com o fecho da Socopóvoa, que tinha em curso uma importante encomenda na altura e que deixou a empresa numa situação difícil, felizmente conseguimos resolver essa questão. Um dos momentos positivos, mais importantes para a Aquacolor foi a criação de uma secção de trabalhos especiais (escovas, laser e spray) que permite a diferenciação dos serviços prestados.

PT- Que factor diferenciador atribui à aposta na inovação e na formação?

A- O desenvolvimento do produto é uma forte aposta não só na combinação de processos e sua aplicação a diferentes materiais como também uma forte aposta na inovação, na introdução de novos processos e sobretudo na introdução de novos acabamentos que se traduzam em maior valor acrescentado. Claro está, que não é possível atingir este estádio se não houver uma reciclagem constante dos conhecimentos e uma formação permanente.

PT- Como trazem know-how para «dentro de portas»?

A- Com visitas a feiras, não só de produtos finais, como também de máquinas, congressos e seminários. Ainda através dos nossos fornecedores com os quais é vital estabelecer relações de verdadeira parceria, e claro de pesquisas na Internet, de novas tendências do perfil de consumidores.

PT- E a nível ambiental, o que nos pode dizer?

A- As actuais exigências ambientais obrigam à implementação de um forte controlo ao nível da selecção dos produtos químicos intervenientes do processo, bem como no controlo da emissão dos efluentes industriais lançados sobre os cursos de água. Assim, implementámos medidas importantes como isenção de produtos nocivos ao ambiente no processo de tingimento e lavagem através de uma selecção criteriosa de fornecedores com igual “política”, pré-tratamento ao nível de controlo de temperatura e pH e remoção de resíduos sólidos por filtração.

PT- Que estratégia definiram para o futuro?

A- Oferecer aos nossos clientes um leque mais alargado de serviços, que vão desde a concepção ou adequação do produto à produção. Desenvolvimento de novas técnicas e novos processos, desenvolvimento de produtos “inteligentes”, de acordo com a tendência actual do mercado.

PT- Apostam também na criação de uma rede de parceiros.

A- Hoje em dia é fundamental trabalhar em rede e a rede estabelece-se a montante e a jusante, com os nossos fornecedores de produtos e de serviços e com os nossos clientes, no sentido de criar dependências mútuas, um serviço mais rápido e com menores custos para todos.

PT- Tendo em conta o contexto nacional, qual o grande desafio?

A- Afirmarmo-nos no mercado de prestadores de serviço de lavandaria, tornando as marcas com que trabalhamos no mercado nacional, portadoras de uma diferença que passe pela nossa prestação de serviços.