Início Arquivo

O sucesso pé ante pé

A marca portuguesa de vestuário e calçado  Swear,  escolheu Lyon para implantar a sua primeira loja em França.

 

Alguns meses mais tarde vai ser inaugurada outra loja na rua da Algérie, no bairro de Terreaux,  frequentado assiduamente por jovens.

 

A loja de Lyon conta com 80m2, é dotada de imensas vitrines e inaugura em França o conceito da marca, que consiste em «seduzir os apaixonados pela moda, pelos clubes nocturnos e todos aqueles que amam a diversão e os sapatos que quebram as regras», adianta Philippe Sanz, o primeiro franchisado francês a ser seduzido pelo conceito. A decoração da loja corresponde a estes critérios, tendo por isso as paredes pintadas de laranja e preto e o chão coberto de um revestimento amarelo. Os sapatos estão dispostos alinhadamente ao longo das paredes.

 

Três espaços distintos , providos com um banco estofado de cor branca e verde alface, são dedicados aos diferentes produtos.

 

O primeiro acolhe o calçado para basket, o segundo as botas e o terceiro uma selecção dos outros diferentes modelos disponíveis. Para além do calçado, 10% da oferta é consagrada ao pronto-a-vestir, com calças, saias e t-shirts, disponíveis do tamanho S ao XL. A música house e techno, está permanentemente presente nas instalações da Swear, sendo um ambiente com o qual se identificam os jovens dos 16 aos 25 anos. Ainda relacionado com música, um sábado por mês vem um DJ animar a loja, enquanto que paralelamente são organizados desfiles da marca em discotecas da região. A clientela reparte-se equitativamente entre homem e senhora.

 

A marca criada em 1994, está já presente em Lyon nas lojas multimarca, e com a abertura de uma loja própria, cujo orçamento do investimento se eleva a cerca de 125 mil contos, a presença da marca sai consolidada. «Nós estamos a progredir bem e temos alcançado as nossas previsões de volume de negócios», assegura Philippe Sanz.

 

As colecções que contam com mais de 22 modelos, criados por José Neves, filho do fundador, evoluem permanentemente. De quatro em quatro meses, são propostos novos modelos.

 

O franchising é desenvolvido pela Swear há três anos consecutivos, com 26 lojas abertas em todo o mundo. Atenas acolherá a próxima loja, estando previstas ainda lojas em Telavive e México, e uma inauguração em Taiwan.

 

Por outro lado, a marca acaba de recuperar o controle do seu ponto de venda londrino de Camdon Town, cuja exploração era feita desde 1996 também através de franchising.

 

Daqui até ao fim do ano prevê-se um terceiro ponto de venda em Londres, estando ainda programadas mais algumas lojas para o mercado francês.