Início Arquivo

O trunfo é apostar na antecipação

A 41ª edição da Moda In, a feira internacional mais importante organizada na Itália dedicada a tecidos e acessórios para o vestuário, realizou-se de9 a11 de Fevereiro e apresentou aos visitantes, mais uma vez, a antestreia das cores e das fibras que serão utilizadas no vestuário da estação Primavera/Verão 2005.

Foi particularmente apreciada pelos visitantes o esforço demonstrado pelos expositores em apresentar produtos acima dos padrões qualitativos médios do mercado. Com efeito, os fabricantes de tecidos e acessórios para o vestuário não se renderam à crise conjuntural. Pelo contrário, deixaram patente uma grande determinação em fazer frente a tal situação. Assim, a oferta apresentada nesta edição da Moda In foi considerada estimulante e inovadora sob todos pontos de vista e duma maneira geral, os expositores exprimiram satisfação pela qualidade dos contactos estabelecidos durante a Moda In.

Em termos de tendências de cor, foi notório um particular interesse pelo tema «Pure», uma visão moderna da natureza em toda a sua integridade genuína, e pelo tema «Juicy», em que a vitalidade espontânea surge como uma fonte do impulso criativo. De realçar também uma maior focalização pelos tecidos com tonalidades mais fluidas e pastel, do que pelos tecidos com cores brilhantes.

A tendência «Shaded», onde os contrastes das luzes e das máscaras desencadeiam emoções fortes, foi o tema que encontrou menor receptividade, talvez por ser o mais rebuscado conceptual, mas certamente será apreciado com mais cuidado posteriormente.

No que se refere às fibras, destacou-se um forte pedido ao nível da seda e fibras semelhantes para conferir ao vestuário um toque de ligeireza e fluidez.

Durante os três dias, a feira recebeu 17.699 visitantes profissionais, dos quais 15.066 eram italianos e 2.633 estrangeiros, que acolheram com grande entusiasmo os produtos apresentados pelos 398 expositores presentes. Lembramos que a edição da Moda In de Fevereiro de 2003, contou com 416 empresas a apresentarem as suas colecções e com 19.640 visitantes. Apesar do ligeiro decréscimo, quer em termos de visitantes, quer em termos de expositores, estes números representam uma situação de estabilidade. A organização já marcou a próximaModa In para 8, 9 e 10 de Setembro de 2004