Início Notícias Mercados

Olicargo amplia capacidade e mercados

A empresa acaba de inaugurar a nova plataforma de Lisboa Norte, com o reforço de 16.000 m2 dedicados à logística contratual, e expandir, em mais 15.000 m2 de armazém, o centro logístico da Trofa. Consolidar a estratégia de internacionalização é também uma prioridade para a Olicargo.

Paulo Salgado [©Olicargo]

A internacionalização tem sido uma forte aposta desde 2012, com a abertura da primeira plataforma logística internacional do grupo em Angola (atualmente com casa própria em Luanda, Lobito e Cabinda), seguindo-se Moçambique (Maputo), China (Xangai) e Espanha (Madrid). «Em Portugal, temos centros logísticos a Norte (Trofa, o nosso Head Office), Lisboa (Póvoa de Santa Iria e Castanheira do Ribatejo) e Covilhã. Outras geografias estratégicas para o nosso negócio estão já em fase avançada de análise», revela Paulo Salgado, CEO da Olicargo.

A operadora logística, com mais de 30 anos no mercado, lançou também recentemente uma unidade de serviço, a Olicargo Pharma, que «está a surpreender com uma performance verdadeiramente promissora», afirma ao Portugal Têxtil.

[©Olicargo]
A vasta panóplia de serviços oferecidos pelo grupo contempla soluções de transporte marítimo e aéreo de e para todo o mundo, transporte terrestre fracionado e cargas completas, com especial destaque para o transporte de mercadorias através de uma frota própria de mais de 50 camiões, que cobre os principais polos industriais, assim como os principais aeroportos europeus. «Temos uma unidade de negócio dedicada à logística contratual, que gere quase 100.000 m2 de armazém, garantido o correto manuseamento, armazenamento e gestão de stocks dos nossos clientes», adianta Paulo Salgado. Adicionalmente, a Olicargo oferece também os serviços de project cargo, para necessidades de transportes especiais, despachos aduaneiros e consultoria, assegurados por uma equipa de especialistas que estuda a realidade de negócio e as necessidades de cada cliente, desenhando propostas de serviço à medida.

Foco na ITV

A indústria têxtil e vestuário faz parte do universo Olicargo desde muito cedo, pelo que o grupo teve oportunidade para crescer, evoluir e trabalhá-la numa ótica de melhoria e inovação contínua, oferecendo hoje soluções altamente diferenciadas quer na vertente dos transportes quer da logística contratual.

A tecnologia e a inovação são ainda pilares fundamentais da Olicargo e uma prioriodade de investimento. «Temos um sistema de informação – KIS, “Keep it Simple” – em constante evolução, totalmente user-friendly, que permite, internamente, concentrar toda a informação, simplificar os processos, aumentar a produtividade e a eficiência e, externamente, disponibilizar, ao cliente, dashboards personalizados com a “big picture” dos seus projetos, estados (track & trace), histórico e todo o tipo de informação relevante», salienta o CEO.

[©Olicargo]