Batizada “Open Your Mind”, a campanha promovida pela Comissão Europeia através da EASME (Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises) e da DG GROW (Directorate General for Internal Market, Industry, Entreperneurship and SMEs) apresentou-se a mais de 400 instituições como escolas secundárias, escolas profissionais e ensino superior, atingindo, deste modo, cerca de três mil alunos.
O objetivo do projeto apresentado em outubro de 2019 foi precisamente captar jovens com menos de 30 anos para os sectores do têxtil, vestuário, curtumes e calçado, desmistificando preconceitos associados a profissões tradicionais na Europa que tendem a existir nas gerações mais novas. A ação surge com a necessidade de inovação nestas áreas onde as tecnologias digitais e a sustentabilidade são «cada vez mais imprescindíveis».
Em tempos de pandemia, a iniciativa arrancou com uma nova fase em formato digital que proporcionou um conjunto de webinars aos jovens, que além de participaram nestas conferências também receberam newsletters. As redes sociais foram igualmente um aspeto relevante para manter a comunicação com os integrantes do projeto, que atenderam ainda a workshops e eventos como o Portugal Fashion, Modtissimo ou a ModaLisboa.
«O projeto pretende estabelecer uma nova cooperação estratégica entre os parceiros-chave (empresas, sindicatos, instituições de investigação educação e formação e entidades públicas) e estimular ações concretas para minimizar a falta de recursos humanos nestes setores», afirma a EASME em comunicado.
Durante o programa, os participantes ficaram a conhecer novas profissões nas indústrias têxtil, vestuário, curtumes e calçado que, de acordo com as estatísticas, possuem uma alta taxa de empregabilidade em áreas que vão para lá do processo de fabrico e abrangem vertentes como marketing, finanças, logística e retalho. O futuro destas áreas foi outro dos aspetos abordados com destaque para a inovação, o progresso na sustentabilidade ambiental e nas novas técnicas produtivas.
A iniciativa já concluída teve como parceiras, entre outras, associações europeias representativas destes sectores como a APICCAPS, COTANCE, CEC, CICECO, EURATEX, EVBB, EEN, UNIONCAMERE PIEMONTE, FESI, FILCTEM- CGIL e PIOT.